O eixo que contempla o Sesc Registro recebe atividades que vão passar por Iguape (17 de maio) e Itariri (18 de maio) neste final de semana.
O Vale do Ribeira já recebeu Iporanga (3 de maio), Miracatu (4 de maio), Cananéia (10 de maio), Barra do Turvo (11 de maio), com a presença de mais de quase 5 mil pessoas
De 3 de maio a 8 de junho, ruas e praças de 132 municípios do interior, litoral e da Grande São Paulo, além de São Miguel Paulista, bairro paulistano que integra o Plano de Expansão do Sesc, serão palco da 17ª edição do Circuito Sesc de Artes 2025. Em seis fins de semana consecutivos, sempre aos sábados e domingos, o público poderá vivenciar gratuitamente 840 sessões de atividades que atravessam nove linguagens artísticas e culturais: artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e valorização social.
A iniciativa é uma realização do Sesc São Paulo em parceria com as prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais.
Ao todo, 23 unidades estão envolvidas na realização do projeto. A região que contempla o Sesc Registro recebe uma série de atividades que vai passar por Iporanga (3 de maio), Miracatu (4 de maio), Cananéia (10 de maio), Barra do Turvo (11 de maio), Iguape (17 de maio) e Itariri (18 de maio).
A programação valoriza a produção cultural das regiões participantes, com forte presença de artistas e coletivos que atuam fora da capital. Uma das linhas curatoriais que se fortalece nesta edição, em um movimento realizado nos últimos anos e que agora se consolida, é a quantidade de artistas das regiões atendidas: são 42 grupos de cidades da Grande São Paulo, interior e litoral paulistas, de um total de 76 atrações.
Roteiro 11
Iporanga (3 de maio), Miracatu (4 de maio), Iguape (17 de maio) e Itariri (18 de maio)
Nas artes visuais e tecnologias, o artista Glauco Paiva ministra a oficina Neurofábrica: do Rascunho ao 3D. Utilizando canetas 3D e peças cortadas a laser, ele compartilha técnicas para que os participantes construam criaturas digitais com as próprias mãos. O coletivo Coticoá apresenta a oficina Zine com Carimbos com o objetivo de criar uma publicação artesanal a partir de uma única folha de papel.
Na linguagem circense, o grupo argentino Viento Circo encena o espetáculo Libra. A peça explora as dinâmicas dos relacionamentos amorosos como jogos de equilíbrio sobre uma estrutura de bambu que remete a uma gangorra suspensa.
Na área da literatura, o Taturana Grupo realiza a mediação de leitura As Versões e Outras Histórias. A partir de obras de José Roberto Torero, Eva Furnari e Heloisa Pires Lima, o público é conduzido em uma dinâmica lúdica. Cada participante escolhe um livro para leitura e, após a experiência, é convidado a expressar sua vivência por meio de desenho ou texto.
Em música, o DJ Gurunga, artista de Diadema (SP), apresenta sua arte de incorporar vivências periféricas à mixagem. Seus sets criam narrativas que valorizam a cultura latina, com uma seleção musical que abrange desde black music e afrobeat até diversas vertentes das sonoridades brasileiras.
Outra atração é o bloco carnavalesco Nu Vuco Vuco, que leva para as praças uma fusão de ritmos da cultura popular brasileira. A apresentação inclui samba-reggae, samba afro, pagode baiano, maracatu e samba de roda, além de composições autorais de diversos integrantes do grupo, formado majoritariamente por mulheres.
Iporanga e Miracatu receberam a Mostra de Saberes Regionais, uma ação inédita proposta pelo Circuito Sesc de Artes que busca valorizar o artesanato local com mostras das produções e demonstrações das técnicas utilizadas por cada artesão. Serão apresentados trabalhos de entalhe em madeira, biojoias, cerâmica artesanal, cestaria de cipó, cosméticos naturais, bonecas de pano, crochê, entre muitos outros.
Em Iguape, o público pode conhecer o patrimônio histórico e cultural, por meio de ação de turismo social, com um passeio a pé, partindo da praça os participantes fazem um tour pelos espaços culturais e pelo centro histórico. A atividade é gratuita e tem acompanhamento de guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo. Na cidade, serão visitados a Basílica Senhor Bom Jesus de Iguape, a Casa do Fandango, a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape e o Centro de Informações Turísticas.
Serviço:
Circuito Sesc de Artes 2025
De 3 de maio a 8 de junho, sábados e domingos.
Programação completa no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes
Em caso de chuva, verifique o novo local.
Roteiro 11
Iporanga (3 de maio) + *Mostra de Saberes Regionais - (16h às 20h)
Praça Luiz Nestlehner
Miracatu (4 de maio) + *Mostra de Saberes Regionais - (15h às 19h)
Praça da Igreja Matriz
Iguape (17 de maio, 17h às 21h)
Praça da Basílica, 114 – Centro Histórico
*Turismo Iguape (17 de maio, às 14h30)
Saída: Museu Municipal de Iguape – Rua das Neves, 45 – Centro
Itariri (18 de maio, 16h às 20h)
Praça João Franco
Fonte: SESC Registro