Considerada uma nova forma de pensar o desenvolvimento, a Economia Azul combina o crescimento econômico com a proteção dos oceanos e ecossistemas marinhos. Nos próximos dias 3 e 4, o Sebrae-SP realiza em Iguape o 5º Fórum do Corredor Azul, com a temática voltada para a biotecnologia e o desenvolvimento da pesca. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://bit.ly/corredor-azul.
“O Fórum do Corredor Azul é um espaço de diálogo e construção coletiva para fortalecer a economia azul, com a intenção de promover a inovação, a sustentabilidade e a inclusão na costa paulista. Na quinta edição do evento, vamos discutir a bioeconomia, explorando oportunidades para empreendedores, educadores, startups, comunidades pesqueiras e gestores públicos”, destaca a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos.
"Conhecido por seu grande complexo lagunar, o Vale do Ribeira é perfeito para negócios que respeitam a natureza, como o turismo, a pesca e a aquicultura sustentáveis, a bioprospecção e a biotecnologia, com pesquisas, investimentos e novos produtos a partir da economia azul”, acrescenta Michelle.
No Fórum do Corredor Azul, serão abordados temas como o Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e oportunidades para startups, a importância do ESG na gestão pública, projetos sociais ligados à comunidade pesqueira e inovação na bioeconomia. No segundo dia do evento, haverá visita técnica à Casa do Fandango Iguapense e à Cooperativa de Pesca do Icapara, com o objetivo de mostrar aos participantes um pouco mais da cultura caiçara e da situação atual das comunidades pesqueiras da região.
Público-alvo
O Fórum do Corredor Azul é um evento estratégico que reúne diversos atores chave, incluindo governos, empresas, universidades, sociedade civil e organizações do meio ambiente, para discutir e promover o desenvolvimento sustentável ao longo da costa. Este fórum é parte da iniciativa mais ampla do Corredor Azul, que visa transformar a região costeira em um modelo de inovação, sustentabilidade econômica e social.
A iniciativa também faz parte do eixo Resiliência Climática e Sustentabilidade do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae-SP, em que as cidades costeiras do Vale do Ribeira farão adesão à temática da Economia Azul.
Em Iguape, o evento conta com apoio do Ilha Hub, Unesp, Unifesp, Incubadora Aquário de Ideias, PIT - Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, Agro Polo Vale, Prefeituras de Iguape, Cananéia e Ilha Comprida.
SERVIÇO
5º Fórum do Corredor Azul
Data: 3 e 4 de abril
Horário: A partir de 8h30
Local: Sobrado da Família Toledo – Iguape
Endereço: Rua Major Rebello, 361 – Centro Histórico Inscrições gratuitas: https://bit.ly/corredor-azul