Os municípios da região do Lagamar - Cananéia, Iguape, Ilha Comprida e Pariquera-Açu - assinaram o termo de compromisso ‘Cidade Empreendedora Azul’, iniciativa do Sebrae-SP que formaliza o pacto dos municípios com o desenvolvimento sustentável aliado à preservação dos oceanos. A assinatura do documento ocorreu no dia 3 de abril, durante o 5º Fórum do Corredor Azul realizado em Iguape.
A gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos, explica que a ação integra o Programa Cidade Empreendedora, que traz este ano o eixo Resiliência Climática, com pautas voltadas para sustentabilidade ambiental, econômica e social. “A economia azul busca o uso sustentável dos recursos oceânicos para impulsionar o crescimento econômico aliado à preservação dos ecossistemas marinhos. Enquanto Sebrae, nós queremos contribuir com esse processo, conectando as cidades da região ao tema, trazendo soluções para engajamento da sociedade, dos setores da economia e da gestão pública”, afirma.
Segundo Michelle, as ações do Programa Cidade Empreendedora atuarão com foco no desenvolvimento do turismo, gastronomia, pesca e comércio, formação de lideranças, educação empreendedora e apoio à gestão pública. Os três municípios litorâneos contarão ainda com a realização da Semana de Tecnologia e Empreendedorismo Azul, com programação voltada à inovação e às oportunidades de negócios.
Manifesto
A assinatura do termo representa a adesão dos municípios ao Manifesto do Corredor Azul, um compromisso local e global para proteger os oceanos e promover o desenvolvimento sustentável. “O Manifesto do Corredor Azul reconhece que o impacto causado nos oceanos não pode ser remediado com ações isoladas, mas que é necessária a formação de uma governança capaz de liderar e promover ações conjuntas”, explica Michelle dos Santos. Além do Sebrae-SP e das Prefeituras, também assinaram o termo de compromisso representantes do Ilha Hub e da Unesp.
Representando a Prefeitura de Cananéia, o vice-prefeito André Mafetoni destacou a importância do trabalho conjunto entre os municípios. “Essa parceria com as cidades vizinhas, para desenvolver principalmente o nosso turismo, é muito importante para a gente poder divulgar mais a nossa região e trazer mais investidores. Esperamos que isso ajude a desenvolver cada vez mais a região através da divulgação do Vale do Ribeira e do turismo sustentável", disse Mafetoni.
Fórum Corredor Azul
Realizado nos dias 3 e 4 de abril, o 5º Fórum do Corredor Azul reuniu gestores públicos, instituições de ensino e inovação, empresários e pescadores para discutir a biotecnologia e o desenvolvimento da pesca. O evento abordou temas como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e oportunidades para startups, a importância do ESG na gestão pública, projetos sociais ligados à comunidade pesqueira e inovação na bioeconomia, além de visitas técnicas à Casa do Fandango Iguapense, à Barragem do Valo Grande e ao núcleo de pescadores do Porto do Ribeira.
O encontro contou com apoio do Ilha Hub, Unesp, Unifesp, Incubadora Aquário de Ideias, PIT - Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, Agro Polo Vale, Prefeituras de Iguape, Cananéia e Ilha Comprida.