Após quatro meses de pesquisas documentais, entrevistas e avaliações, o Sebrae-SP entregou à Prefeitura de Miracatu o Diagnóstico da Estrutura de Gestão do Turismo do Município, realizado com o objetivo de auxiliar na criação de um ambiente de negócios adequado para o desenvolvimento da atividade turística na cidade. A entrega do documento foi feita no dia 30 de abril ao chefe de gabinete e diretor do Departamento de Turismo de Miracatu, Renato Bolsonaro.
Realizado com apoio da Prefeitura, o diagnóstico avaliou a estrutura da gestão pública, como o plano diretor de turismo, conselho municipal de turismo formalizado e infraestrutura de apoio aos atrativos; as legislações municipais necessárias para a atividade turística; o sistema de informações turísticas e o uso de inovação e tecnologias para melhorar a experiência do turista.
Para cada ponto avaliado, o Sebrae-SP vai oferecer outras consultorias para auxiliar o município a se estruturar. “Miracatu tem muito potencial turístico em diversos segmentos. Tem histórico de produção de banana, tem potencial no ecoturismo e no turismo de aventura, no turismo de natureza com toda a biodiversidade existente, além da parte histórica e religiosa. O papel do poder público é criar estruturas. Quem vai desenvolver o turismo realmente é a iniciativa privada”, explica a consultora de turismo Bianca Paes Garcia dos Santos, responsável pelo diagnóstico.
“A Prefeitura vai cuidar do asfalto, da iluminação pública, vai criar as estruturas. Quem vai abrir um hotel, uma pousada ou um restaurante, quem vai organizar um evento é a iniciativa privada. A consultoria direciona o poder público a criar essas estruturas, a deixar toda a casa pronta para receber o turismo", exemplifica Bianca.
A consultora ressaltou o engajamento da Prefeitura de Miracatu durante o processo de diagnóstico. “A participação do município foi incrível. A Prefeitura disponibilizou toda a documentação para auxiliar o levantamento, criou o Departamento de Turismo em 15 dias e a equipe é muito engajada e participativa, todos estão com muita vontade de fazer acontecer”, revela a consultora de turismo.
Cidade Empreendedora
Segundo a consultora de negócios do Sebrae-SP, Regiane Rabelo Macedo, o próximo passo será aplicar o curso para fortalecimento da governança, envolvendo gestores públicos, organizações e empresários do trade turístico. Na sequência, o Sebrae-SP deve oferecer consultorias para estruturar a gestão pública municipal do turismo, o arcabouço legal municipal e o sistema de gestão de informações turísticas, além do Plano de Destino Turístico Inteligente.
“Miracatu foi escolhido como projeto piloto no Vale do Ribeira. O diagnóstico de turismo integra um dos eixos do programa Cidade Empreendedora do Sebrae-SP, que busca desenvolver ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social dos municípios”, afirma Regiane.
A gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos, lembra que o turismo é um eixo em constante desenvolvimento na região pelo potencial e pelas ações que também conectam a marca território ‘Dá Gosto Ser do Ribeira’ para o fomento do turismo interno, para que o Vale conheça o Vale.
Fonte: Assessoria de Comunicação