Na segunda-feira (13/06), começaram a todo vapor, as obras de restauro da antiga Cadeia de Iguape, com a previsão de construção também de um prédio anexo. O investimento para a obra é do governo do estado de São Paulo que totaliza R$ 6.406.768,76.
O imóvel, um casarão colonial do século 19, foi tombado pelo Condephaat em 1975 e pelo Iphan, em 2011. Já abrigou a Oficina Cultural Regional Gerson de Abreu e teve sua restauração e ampliação iniciada em 2014 e paralisada dois anos depois.
Com as obras de restauro, reforma e revitalização finalmente concluídas, o prédio da Cadeia antiga sediará parte das atividades da Fábrica de Cultura de Iguape. Outra parte já funciona no prédio do Correio Velho, na Praça São Benedito, recuperado e cedido para tanto pela Prefeitura Municipal.
Novo projeto, desenvolvido agora pelo escritório HF Arquitetos, prevê acessibilidade, circulação interna de rua a rua, comunicação entre prédio principal e anexo a ser edificado, café, estúdio musical e para vídeos, espaço para apresentações, dança e circo, e dois teatros, um com abertura para a XV de Novembro e outro para a João XXIII, buscando uma integração mais ampla com as ruas do entorno.
A Fábrica de Cultura prevê inúmeras e diversificadas atividades de difusão, para um público estimado em 48 mil pessoas e custeio anual pelo Governo do Estado de R$ 7,4 milhões. A gestão é da Organização Social Poiesis.
Mín. 19° Máx. 25°