Refrescar os pés num riacho de águas cristalinas, cercado pela beleza da Mata Atlântica e pelas tradições indígenas. Fazer o passeio na Aldeia Rio Branquinho, em Cananéia, é uma oportunidade de se conectar com a cultura guarani e entender a relação dos indígenas com a natureza. Construído com auxílio do Sebrae-SP, o roteiro turístico na aldeia foi testado no dia 26 de fevereiro por representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Sesc, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Prefeitura de Cananéia.
O trabalho com a comunidade do Rio Branquinho começou há um ano, quando o CRAS de Cananéia procurou o Sebrae-SP em busca de apoio, já que os indígenas demonstraram interesse em receber visitantes na aldeia. “A preocupação do cacique era criar uma alternativa de renda para que as mulheres não precisassem mais se deslocar até a cidade para comercializar o artesanato. Além disso, o turismo também é uma forma de contribuir com a preservação e o fortalecimento da cultura guarani”, relatou o consultor de negócios e gestor de turismo do Sebrae-SP, Ricardo de Oliveira.
Todo o processo de construção do roteiro foi fundamentado no respeito às tradições e escolhas da comunidade. “Definimos desde o início que o trabalho seria absolutamente respeitoso. Foi um processo conjunto de aprendizagem, respeitando exclusivamente a vontade da comunidade na condução dos trabalhos. Tudo foi definido pelos indígenas, desde as músicas que iam tocar, o percurso da trilha, os costumes que seriam apresentados”, revelou o analista de negócios do Sebrae-SP, Carlos Alberto Pereira Junior.
Na recepção aos convidados, o Cacique Floriano agradeceu o apoio das instituições e destacou a importância da união entre todos para garantir a preservação da identidade e da cultura guarani. O roteiro na Aldeia Rio Branquinho tem como foco principal o turismo étnico e o turismo pedagógico.
Respeito à cultura Guarani
Além de ouvir a opinião dos visitantes sobre o passeio, o teste também foi um dos primeiros passos para formalizar todo o processo junto à Funai antes de lançar o roteiro oficialmente como um produto turístico para agências e operadores. Técnicos da Coordenação Regional da Funai acompanharam o passeio e se colocaram à disposição para auxiliar no desenvolvimento sustentável da comunidade.
O especialista em Indigenismo da Funai, Fernando Macena de Lima, disse que as equipes ficaram muito felizes de participar do evento promovido pelo Sebrae-SP junto com a comunidade da aldeia Rio Branquinho. "A gente fica feliz porque é um trabalho que está respeitando a cultura indígena, não é aquele turismo invasivo, mas é um turismo de base comunitária, que respeita todo o modo de viver dos Guaranis. Também fomos com o intuito de apoiar e dar algumas diretrizes com base na legislação que a Funai tem em relação ao turismo, pensando futuramente em construir um plano de visitação”, explicou Fernando.
Diretor de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Econômico de Cananéia, Cláudio Garrafão também acompanhou o passeio na aldeia. “A parceria com o Sebrae é essencial para alcançarmos o nosso objetivo de fomentar cada vez mais o desenvolvimento sustentável do município como um todo. O prefeito André Sanches é um entusiasta em relação aos trabalhos na área continental e poder aliar os conhecimentos tradicionais das comunidades guaranis à oferta de novos atrativos turísticos comunitários, trazendo renda à população local, é uma de nossas metas”, comentou o diretor.