Em uma ação para combater a pesca ilegal durante o período da piracema, a Polícia Militar Ambiental apreendeu duas grandes redes de pesca em diferentes pontos do Rio Ribeira de Iguape na região do Vale do Ribeira(SP), na última sexta-feira (09).
A operação, que contou com a embarcação “Juréia”, teve como objetivo principal proteger a fauna aquática local.
As redes, de diferentes tamanhos e tipos, foram encontradas em pleno funcionamento, com peixes da espécie Bagre branco emaranhados.
A pesca durante a piracema é restringida por lei, pois é a época de reprodução dos peixes e a captura pode comprometer a renovação das espécies.
Os equipamentos ilegais foram apreendidos e encaminhados para a sede do 3º Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Iguape.
A ocorrência será encaminhada à autoridade competente para as devidas providências.
Impacto ambiental
A pesca ilegal com o uso de redes de emalhar causa um grande impacto ambiental, pois além de capturar peixes de diversas espécies, indiscriminadamente, também danifica o habitat aquático e pode levar ao desequilíbrio do ecossistema.
Doação para a comunidade
Parte dos peixes apreendidos, ainda vivos, foram devolvidos ao rio.
Os demais foram doados para a Sociedade Amigos do Bairro do Rocio (SABRO), uma instituição local que atende famílias carentes.