Hoje o artigo é uma reflexão, um alerta, ou ainda, uma possibilidade de inspiração, pois, vejamos:
Qual o nosso lugar no mundo?
O que o futuro nos promete?
Duas de tantas indagações que jovens, como a minha filha de 16 anos, possui.
Em conversa com ela, nesses tempos de ENEM e demais vestibulares, a fiz refletir sobre um grande filósofo, autor da frase da imagem deste post:
Segundo Immanuel Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".
Disse à minha filha, sob essa ótica de Kant, que o filósofo afirma que o ensino transmitido à qualquer indivíduo é de fundamental importância, visto que aquele impulsiona este a ocupar seu lugar no mundo.
Ou seja: devemos valorizar a educação, em qualquer esfera, inclusive a acadêmica. Todo aprendizado adquirido, nos bancos da escola, no convívio diário e, durante nossa vida, é mola propulsora para direcionar nosso futuro, por muitas vezes inserto, como imaginam os jovens e, até mesmo, nós, em alguma fase de nossas vidas.
Esse mesmo filósofo nos trás outras frases de efeito e reflexão, que listo a seguir:
“A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.”
“Duas coisas que me enchem a alma de crescente admiração e respeito: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim."
“O sábio pode mudar de opinião. O ignorante, nunca.”
O filósofo afirma ainda que somente através da disciplina e moralidade, chegaremos a uma humanidade mais feliz e respeitosa, com a coletividade.
Em resumo: a educação é uma exigência da vida em sociedade.
Constante, cíclica e atualizada (revisitada).
A educação possibilita disciplinar a nós mesmos num processo de descobertas e questionamentos capazes de renovarmos a cada vez que tenhamos experiências de novas aprendizagens.
Através da educação podemos olhar as mesmas coisas. porém com olhar diferente, e sempre renovado.