Seis artesãs do Vale do Ribeira foram selecionadas para expor seus trabalhos na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, realizada entre os dias 11 e 14 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista. Além de comercializar suas peças no espaço Shopping Compre do Pequeno, elas aproveitaram para buscar conhecimento e fazer novas parcerias para expandir e aprimorar os negócios.
“O Sebrae-SP me ensinou que a gente precisa buscar os clientes. Foi o que eu fiz na Feira do Empreendedor, ofereci meu artesanato para empresas do ramo de café e de cachaça. Agora tenho trabalho até dezembro!”, revelou a artesã de Ilha Comprida, Giorgia Martines. Ela garantiu a venda de 500 xícaras feitas com massa de biscuit e borra de café. “Além das encomendas, também vendi mais de 100 peças na Feira, entre canecas, terços e souvenirs. E como o meu trabalho é sustentável, atraiu muito a curiosidade das pessoas”.
Liliana dos Santos, que atua na costura criativa em Registro, também conseguiu novas parcerias na FE24. “Eu gosto muito de buscar novidades, eu saio, olho, pesquiso. Então, eu aproveito muito a Feira do Empreendedor em todos os sentidos. Faço novos amigos, vejo as novidades, faço muitos contatos. Desta vez consegui parcerias para trazer cursos para os artesãos e fiz muitas amizades. Muitas pessoas se interessaram em vir para a região”, relatou a artesã.
Também de Registro, Andrea Martendal Boeira voltou da Feira do Empreendedor determinada a buscar um espaço maior no evento do próximo ano. “Participar da Feira no ano passado mexeu muito comigo, me estimulou a melhorar o meu trabalho. Desta vez, eu saí decidida a conseguir um estande maior na próxima edição, para que o artesanato da nossa cidade tenha mais destaque”, afirmou Andrea. Na FE24, ela também aproveitou para fazer networking e assistir a palestras sobre sustentabilidade, marketing e investimentos. “Minhas vendas cresceram três vezes em relação ao ano passado. Além disso, é um evento incrível que pode abrir outras oportunidades”. Andrea faz peças de decoração e outros artigos de cimento, como vasos e saboneteiras.
Para Karen Utsunomiya, a Feira do Empreendedor possibilitou contatos com lojas colaborativas e participação em outros eventos, visando negócios futuros. "Foi uma experiência muito boa. Divulguei a minha marca de roupas, a Doresu, que tem o propósito de vestir corpos diversos. Os kimonos são o carro chefe, inspirados nos kimonos tradicionais, com diferenciais nos acabamentos".
As artesãs Maria Carmen Oliveira Lima e Rosana Aparecida Magario também expuseram seus trabalhos no Shopping Compre do Pequeno. Destinado a Microempreendedores Individuais (MEIs), artesãos e produtores rurais, o ambiente colaborativo contou com 300 espaços de exposição para o comércio durante os quatro dias da FE24.
Mín. 19° Máx. 21°