Atenção apaixonados por cinema! Nos dias 11 e 12 de novembro, acontece a 2ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira – O Encontro. O evento será realizado na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape, e marca o formato presencial de uma mostra audiovisual que valoriza as obras regionais, que apresenta a diversidade de olhares e os territórios do Vale do Ribeira. E o melhor: toda a programação é gratuita.
A edição da Mostra apresenta um desdobramento da primeira edição do evento, realizada on-line e promove o encontro com diretores de cinema na cidade de Iguape.
Na programação, filmes exibidos nas mostras competitivas e os premiados com o Troféu Papagaio-de-cara-roxa, além de duas sessões especiais com filme convidado para o público jovem e a Mostra Homenageado dedicada ao ator Francisco Gaspar.
Filmes premiados
A programação intensa e diversificada da 2ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira – O Encontro contempla um recorte potente da produção contemporânea audiovisual e do Vale do Ribeira. Durante os dois dias de evento, será apresentada uma seleção de filmes, entre curtas e médias-metragens, que foram exibidos na edição virtual de março deste ano. O público irá conferir as produções em uma sessão especial preparada pela curadoria da mostra.
3:03, de Lion Andreassa e com roteiro de Xandy Novaski
Na programação, podem ser assistidos os dois filmes premiados das Mostras Competitivas Regionais de Curtas e Médias-metragens da primeira edição, 3:03, de Lion Andreassa e com roteiro de Xandy Novaski de Ilha Comprida e Sobre Olga, de Thayná Almeida de Registro.
Sobre Olga, de Thayná Almeida, Troféu Papagaio-de-cara-roxa Melhor Filme da Mostra Competitiva Regional de Médias. Foto: Divulgação
Mostra regional
A 2ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira – O Encontro exibe sete filmes convidados, que estiveram presentes na edição on-line da Mostra. A sessão conta com a presença de realizadores do território e acontecem na recém inaugurada Fábrica de Cultura de Iguape.
A Guerra de Iguape, uma animação de Direção de Gabriela Benedeti e Iuri Moreira.
Mostrinha
A mostra tem como foco criar um intercâmbio entre estudantes da rede pública e o universo audiovisual, além de estimular a formação de plateia e desenvolver a sensibilidade do público jovem para o universo das artes.
As exibições acontecem no dia 11 de novembro. São duas sessões gratuitas para jovens adolescentes, servindo como importante ferramenta educacional.
Passagem Secreta, de Rodrigo Grota com Arrigo Barnabé e Fernando Alves Pinto
Homenagem
Outro destaque da 2ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira – O Encontro é a homenagem ao premiado ator Francisco Gaspar com a sua participarão da cerimônia de Abertura e Encerramento, onde obras com sua atuação são exibidas levando ao conhecimento do público filmes e a vida deste importante profissional que contribui para a construção da cultura do país e que cumpre o papel de eternizar a memória do cinema brasileiro através da sua trajetória.
O ator paraense, vive em São Paulo e atua no teatro, no cinema e na TV. Em 2007, recebe o Kikito de Melhor Ator, no Festival de Gramado por seu desempenho no curta O.D. Overdose Digital de Marcos DeBrito. Em 2013 recebe Menção Honrosa de Melhor Ator no Festival do Rio pelo longa A Estrada 47, de Vicente Ferraz.
Em 2018, Francisco Gaspar ganha o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Maranhão na Tela pelo curta Raimundo Quintela, de Robson Fonseca.
Atuou ainda nos filmes: O Pai da Rita, de Joelzito Araujo, As Almas que Dançam no Escuro, de Marcos DeBrito, Ménage, de Luan Cardoso, The Seven Sorrows of Mary, direção de Pedro Varela, Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão, O Escolhido (Netflix), de Michel Tikhomiroff, Correndo Atrás, de Jeferson De, Apóstolos, de Marcos DeBrito, A Mata Negra, de Rodrigo Aragão, The Last City of Z de James Gray, Death Corner, de Frédéric Berthe, Mais Forte Que O Mundo, de Afonso Poyart, Unidade Básica de Carlos Cortez, Condado Macabro de Marcos DeBrito e André de C. Mello.
Francisco Gaspar
Ator Francisco Gaspar é homenageado da Mostra. Foto Divulgação
Mostra homenageado
Além da sessão composta dos curtas e médias do Vale do Ribeira e da Mostrinha, a programação contará ainda com dois filmes de cineastas premiados e consagrados em festivais nacionais e internacionais.
No dia 11 de novembro o público pode assistir o filme As Almas que Dançam no Escuro, do cineasta Marcos DeBrito, que conta a história de um pai enlutado que vai atrás do responsável pela morte de sua filha e descobre segredos que a jovem havia escondido antes de morrer. Sua busca o leva a uma boate onde um enigmático anfitrião promete ajudá-lo em troca de algo. Mal sabia o pai das consequências deste acordo.
As Almas Que Dançam no Escuro, de Marcos DeBrito, com atuação de Francisco Gaspar
E no sábado, após a homenagem ao ator Francisco Gaspar, acontece a exibição do filme A Estrada 47, de Vicente Ferraz, que coloca o Brasil na Segunda Guerra Mundial, onde mais 25 mil soldados foram encaminhados para combater. Em sua maioria, despreparados para o combate, os pracinhas tiveram que aprender na prática a lutar pela sobrevivência. O filme retrata um ataque de pânico coletivo, vivido pelos soldados Guimarães (Daniel de Oliveira), Tenente (Julio Andrade), Piauí (Francisco Gaspar) e Laurindo (Thogum) que acabam se perdendo um do outros. Quando conseguem se reencontrar, precisam decidir se retornam para o batalhão e correm o risco de enfrentar a Corte Marcial, ou voltam para a posição e se arriscam a enfrentar um ataque inimigo. É quando conhecem o jornalista Rui (Ivo Canelas), que conta sobre um campo minado ativo e eles acham ser essa a chance de se redimirem.
A Estrada 47, de Vicente Ferraz
A realização do evento é da Irmãos Grãos Produções e da Century Boy Produções, empresas de Tadeo e Tales Trigo, dois jovens do Vale do Ribeira dedicados à Cultura e ao Audiovisual.
Este projeto está sendo realizado com Apoio Cultural da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape – Unidade Correio, do Portal da Cidade de Registro e do Solar Colonial Pousada.
Programação da 2a. Mostra de Cinema do Vale do Ribeira - O Encontro
11 e 12 de novembro de 2022
Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape – Unidade Correio
Praça Engenheiro Greenghalgh, 01 - Centro Histórico, Iguape - SP, 11920-000
DIA 11 DE NOVEMBRO
Sexta-feira
09h00 – Mostrinha com sessão do filme Passagem Secreta, de Rodrigo Grota
14h00 – Mostrinha com sessão do filme Passagem Secreta, de Rodrigo Grota
20h30 – Abertura e apresentação da 2ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira – O Encontro, com a presença do Homenageado Francisco Gaspar e Mostra Homenageado com sessão do longa As Almas Que Dançam No Escuro, de Marcos DeBrito
Dia 12 de novembro
Sábado
15h00 – Mostra Regional sessão dos filmes de curtas e médias de diretores do Vale do Ribeira em uma sessão 88’45”, composta pelos filmes 03:03, de Lion Andreassa; A Guerra De Iguape, de Gabriela Benedeti e Iuri Moreira; Escalpelo, de Thayná Almeida; Isolada, de Beto Sanches; Lamarca Em Cajati, de Ana Paula Passos; Memórias Musicais Miracatuenses, de Willian Costa; Quilombos: Tecnologias e Saberes Ancestrais, de Marcos de França Dias; Sobre Olga, de Thayná Almeida; Varação da Canoa, de Fernando Oliveira e José Pereira
19h00 – Encerramento com entrega de Troféu Papagaio-da-cara-roxa ao Homenageado Francisco Gaspar e Mostra Homenageado – com longa-metragem A Estrada 47 de Vicente Ferraz
Sinopses Longa-Metragens
A ESTRADA 47
Ficção | 105’ | Cor | 14 anos | 2015 | Brasil
Direção de Vicente Ferraz
Sinopse: Na Segunda Guerra Mundial, o Brasil era aliado dos EUA, Inglaterra e França. Mais 25 mil soldados foram encaminhados para combater os inimigos do Eixo: Alemanha, Itália e Japão. Em sua maioria, despreparados para o combate, os pracinhas tiveram que aprender na prática a lutar pela sobrevivência. Depois de sofrerem um ataque de pânico coletivo, os soldados Guimarães (Daniel de Oliveira), Tenente (Julio Andrade), Piauí (Francisco Gaspar) e Laurindo (Thogum) tentam descer a montanha, mas acabam se perdendo um do outros. Quando conseguem se reencontrar, precisam decidir se retornam para o batalhão e correm o risco de enfrentar a Corte Marcial, ou voltam para a posição e se arriscam a enfrentar um ataque inimigo. É quando conhecem o jornalista Rui (Ivo Canelas), que conta sobre um campo minado ativo e eles acham ser essa a chance de se redimirem.
AS ALMAS QUE DANÇAM NO ESCURO - Ficção | 90’ | Cor | 14 anos | 2020 | Brasil - Direção de Marcos DeBrito
Sinopse: Um pai enlutado vai atrás do responsável pela morte de sua filha e descobre segredos que a jovem havia escondido antes de morrer. Sua busca o leva a uma boate onde um enigmático anfitrião promete ajudá-lo em troca de algo. Mal sabia o pai das consequências deste acordo.
PASSAGEM SECRETA
Ficção | 90’ | Cor | 12 anos | 2020 | Brasil
Direção de Rodrigo Grota
Sinopse: Alice é obrigada a se mudar sozinha para uma pequena cidade, onde encontra um novo grupo de amigos. Ao invadir um parque de diversões para resgatar um dos seus colegas, Alice descobre segredos sobre a sua identidade e precisa fazer escolhas.
SINOPSES CURTAS-METRAGENS
03:03 - Ficção | 12’35” | 2021 | Cor | Livre | Ilha Comprida | Brasil - Direção de Lion Andreassa
Sinopse: Um pai enlutado vai atrás do responsável pela morte de sua filha e descobre segredos que a jovem havia escondido antes de morrer. Sua busca o leva a uma boate onde um enigmático anfitrião promete ajudá-lo em troca de algo. Mal sabia o pai das consequências deste acordo.
A GUERRA DE IGUAPE
Animação | 7’27” | 2022 | Cor | Livre | Ilha Comprida | Brasil
Direção de Gabriela Benedeti e Iuri Moreira
Sinopse: ano era 1531 quando o Vale do Ribeira começou a ser palco da primeira guerra entre europeus em solo brasileiro. Como consequência, essa batalha épica alterou o processo de colonização do sul do país.
ESCALPELO
Animação | 2’36” | 2015 | Cor | Livre | Registro e Recife | Brasil
Direção de Thayná Almeida
Sinopse: Como todos os dias de sua vida, ela organiza sua casa e aguarda seu esposo do trabalho, porém, antes de sua chegada, recebe uma carta que tornará aquele dia diferente de todos os outros.
ISOLADA
Ficção | 6’32” | 2015 | Cor | 14 anos | Ilha Comprida | Brasil
Direção de Beto Sanches
Sinopse: A história conta a rotina de vida de uma mãe solo durante a pandemia e que acaba de perder o único filho. Mostra as diferentes sensações e emoções sentidas neste período tão difícil em que a humanidade vive.
LAMARCA EM CAJATI
Documentário| 6’22” | 2022 | P&B | Livre | Cajati | Brasil
Direção de Ana Paula Passos
Sinopse: Depoimentos de um palmiteiro, que presenciou fatos decorrentes da presença do guerrilheiro Carlos Lamarca em Cajati.
MEMÓRIAS MUSICAIS MIRACATUENSES
Documentário| 11’19” | Cor | Livre | 2021 | Miracatu | Brasil
Direção: Willian Costa
Sinopse: Retrata a trajetória do violonista Laurindo de Almeida. Nascido em Prainha (hoje, Miracatu) em 1917, compôs e acompanhou grandes artistas na época de ouro do rádio: Carmen Miranda, Araci de Almeida, Orlando Silva e tantos outros. Com o fechamento dos cassinos, rumou para os Estados Unidos, onde construiu uma carreira internacional e participou de trilhas sonoras da série de TV Bonanza e do filme O Poderoso Chefão tocando alaúde. Foi vencedor de cinco Grammys, o Oscar da música.
QUILOMBOS: TECNOLOGIAS E SABERES ANCESTRAIS
Documentário| 7’ | Cor | Livre | 2021 | Eldorado | Brasil
Direção: Luiz Marcos de França Dias
Sinopse: Na região com maior remanescente de Mata Atlântica do país, o Vale do Ribeira, estão localizadas diversas comunidades quilombolas. O respeito pela floresta enquanto ente vivo e presente, contrasta-se com as técnicas para produção de alimentos saudáveis, sem degradação do meio ambiente, propiciando a vida em territórios coletivos ancestrais.
SINOPSES MÉDIAS-METRAGENS
SOBRE OLGA
Ficção | 19’46’’ | Cor | Livre | 2015 | Registro e Foz do Iguaçu | Brasil
Direção: Thayná Almeida
Sinopse: Heta ysyryre gueteri jahasata. Do guaraní: Muitos caminhos para percorrer! Olga habita este mundo. Assim como todos os dias, Olga levanta para tomar café e viver mais um dia de pequenos conflitos e omissões familiares. Mas esse talvez não seja um sábado como todos os outros, e a partir de encontros um tanto quanto inquietantes, acompanharemos Olga em seu ser estar no mundo.
VARAÇÃO DA CANOA
Documentário | 15’20’’ | Cor | Livre | 2015 | Cananéia | Brasil
Direção: Fernando Oliveira e José Pereira
Sinopse: O filme mostra um mutirão de varação de canoa no Ariri, comunidade tradicional caiçara de Cananeia. A história acompanha o trabalho realizado em uma árvore caída na mata até canoa ficar pronta. E para tirá-la de lá um mutirão foi organizado, com velhos amigos e muitos jovens, que estavam vivenciando pela primeira vez esse trabalho coletivo. E como forma de pagamento pelo mutirão realizado, um aquele baile de Fandango até o dia clarear.
Serviços:
2ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira – O Encontro
11 e 12 de novembro
Local: Iguape (Fábrica de Cultura 4.0)
Abertura: Dia 11 de novembro de 2022
Encerramento: Dia 12 de novembro de 2022
Mín. 19° Máx. 25°