A noite de quinta-feira (13), foi especial para aqueles que puderam prestigiar a abertura da ‘Casa do Fandango Iguapense’, a primeira em toda a região do Vale do Ribeira e Estado de São Paulo voltada, exclusivamente, para a valorização e projeção da cultura tradicional que marca e confere identidade ao município.
No dia em que se celebra o católico Santo Antonio, houve erguida de mastro e apresentações musicais dos Grupos de Fandango do município, que culminaram em um grande baile. O Fandango é um estilo musical que reúne dança e música, típico das comunidades tradicionais do litoral.
O prédio situado no Centro Histórico foi recuperado e restaurado pela Prefeitura de Iguape e, no local, o visitante encontra exposições, biblioteca, videoteca, casa caiçara com fogão a lenha, tráfico de farinha e utensílios e salão de bailes. Tudo pensado em detalhes.
A Casa foi idealizada para apresentar essa riqueza cultural do município aos turistas e à própria comunidade local que ainda não a conhece. Além das exposições, o espaço é reservado para cursos culturais e para que os grupos locais possam ensaiar e realizar encontros e bailes.
Iguape conta com sete grupos ativos que representam essa tradição e a Casa é dedicada a eles que, ao longo dos anos, mantém não somente a arte do Fandango, como a da Reiada.
A Casa do Fandango Iguapense está localizada na rua Major Rebelo, 355, nas proximidades da Praça São Benedito, onde já se encontram a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas e, aos finais de semana, das 12 às 19 horas. A entrada é gratuita.
Mín. 19° Máx. 25°