Entre os dias 13 e 14 de junho, a cidade de Iguape receberá o maior festival de valorização das culturas tradicionais paulistas: o Revelando SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. O evento, com entrada gratuita, terá entre seus destaques representantes dos povos originários.
Dentre os artesanatos tradicionais, feitos com fibras de bananeiras e outros elementos naturais, as esculturas, bijuterias e cestos nativos ganham vida ao serem coloridos com tinta de sementes. Já os utensílios domésticos e objetos de decoração, produzidos em cerâmica, ainda preservam o processo original da queima da argila em forno de barro. Rígida e resistente, a vassoura de cipó timbopeva é ideal para limpar terrenos e solos rústicos .
E, para animar a festa, vozes femininas e masculinas das aldeias Mborai Nhembojera do Tekoa Takuari e Tekoa Maendua Porã se juntam em um coral emocionante, acompanhado por por violão, rabeca e pequenos passos de xondaro, uma dança típica para fortalecimento e defesa do corpo e do espírito.
“Temos uma indústria criativa robusta no estado de São Paulo, e o Revelando SP é um exemplo disso. Iguape é um tesouro cultural que preserva tradições, identidades e patrimônios, contribuindo para a riqueza cultural do estado. Além disso, possui o maior contínuo de vegetação nativa do estado, sítios arqueológicos, manifestações culturais ligadas à caiçaras, quilombolas e imigração japonesa. Tudo isso torna a região um personagem fundamental para contar a história da cultura paulista”, pontua a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.
Assim, o festival contará, ao todo, com 65 participantes: 25 expositores de artesanato, 26 culinaristas e 15 grupos de manifestações culturais. Ao todo, 42 municípios serão representados nesta edição.
Sobre o Revelando SP
O Revelando SP, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.
Na culinária, o Revelando SP sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.
Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.
As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.
Em 2023, o festival teve duas edições, em São José dos Campos e em São Paulo, nas quais estiveram representados mais de 260 municípios, por meio de 127 atividades culturais.
Mais três edições em 2024
Após sua passagem por Iguape, o Revelando SP, que passou por Barretos em maio, ainda terá mais três edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:
Serviço
Revelando SP em Iguape
Data: 13 a 16 de junho de 2024 (sexta a domingo)
Local: Centro de Eventos Prefeito Casimiro Teixeira
Endereço: Rua Ana Cândida Sandoval Trigo
Entrada gratuita
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.