O deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) foi eleito nesta quarta-feira (6) presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados com 25 votos. Houve um voto em branco. Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos na próxima semana.
Perfil
Natural de Novo Hamburgo (RS), Lucas Redecker exerce o segundo mandato consecutivo de deputado federal, aos 42 anos. Filho do ex-deputado Júlio Redecker, que faleceu em acidente aéreo em 2007, foi deputado estadual (2011-2019) e secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul (2015). Começou a vida política no PPB, onde foi presidente da juventude, e desde 2003 está no PSDB.
Na Câmara, foi vice-líder do PSDB entre 2019 e 2021 e é vice-líder do bloco União-PP-Federação PSDB-Cidadania-PDT-Avante-Solidariedade-PRD). Foi presidente da comissão especial que analisou o Código Brasileiro de Energia Elétrica (2019-2023), que não chegou a ser votado. Em suas redes sociais, é crítico ao governo Lula.
O que faz a comissão
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional trata de temas de política externa, como relações diplomáticas, econômicas, culturais e científicas, tratados e acordos internacionais, entre outros, e da política de defesa nacional, incluindo atividades de informação e contrainformação e assuntos das Forças Armadas.