O mês de junho será animado na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Além das celebrações dedicadas à cultura tradicional, a unidade realiza a Mostra de Processos, evento especial que reúne os trabalhos desenvolvidos pelos aprendizes durante o 1º semestre, desde exposições até apresentações musicais.
No sábado, 17/06, acontece o Encontro de Escolas e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira que terá palestras e bate-papos das 9h às 17h. A ação busca promover o diálogo e a troca de experiências entre professores e gestores de escolas públicas do Vale do Ribeira que desenvolvem práticas pedagógicas com foco na valorização dos povos e das comunidades tradicionais da região. O objetivo é reconhecer o papel da diversidade cultural no ensino como forma de combate à discriminação social e racial de grupos étnicos.
O evento é resultado de uma parceria entre a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape com o NUPAUB/USP (Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras) e o NEPE/UFABC (Núcleo de Estudo e Pesquisa da Escola) das respectivas universidades. Durante a programação o público poderá acompanhar conversas sobre a cultura caiçara, ribeirinha, quilombola e indígena a partir do contexto educacional proposto por escolas de Iguape, Eldorado, Registro, Ilha Comprida e Pariquera Açu. Profissionais das escolas dessas cidades estarão na Fábrica para falar sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem pensando na diversidade do território. Confira a programação completa no site das Fábricas de Cultura.
Logo depois, terá início a Festa Junina da Fábrica com uma agenda pra lá de especial. Às 17h, a Cia. Burucutu apresenta o espetáculo Menina Rabeca: onde vive o mar, produção que trata de temas da cultura caiçara com música ao vivo, desafios, danças e cantorias para mostrar a relação entre a mulher, a rabeca e o mar. Um pouco depois, às 18h, acontece a Erguida de Bandeira com a participação do grupo Fandango do Prelado que retoma uma antiga tradição das comunidades da região.
E a festa segue com a apresentação do grupo de forró Pé de Manacá que subirá ao palco às 18h30 para levar a sonoridade da rabeca junto à presença marcante do coro feminino, destacando a história do forró pé-de-serra. As músicas autorais do grupo trabalham com ritmos variados, entre o forró, coco, xote, baião, galope e o baianá. Para finalizar a festa, o Grupo de Fandango do Rocio, composto por moradores do bairro do Rocio, em Iguape, que aprenderam a tocar e cantar o Fandango com seus pais e avós, se apresentará às 20h colocando todo o público para dançar.
Venha ver!
De 28 de junho a 1º de julho, toda a comunidade iguapense poderá ver os trabalhos que os aprendizes inscritos nas Trilhas e Ateliês da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape desenvolveram ao longo deste semestre. A Mostra de Processos de Iguape faz parte de uma ação artístico-pedagógica realizada semestralmente em todas as unidades do programa. Confira os destaques:
As atividades irão acontecer das 18h às 21h, de terça a sábado, começando com Espaço 4. 0 com games produzidos pelos aprendizes e que serão usados pelo público na prática. Já a ação Encanto de Cordel, desenvolvida em parceria com a equipe da Bibliotech, propõe uma aproximação da arte de cordel tradicional nordestina com a realidade iguapense.
Também vai acontecer duas exposições: Do Hip Hop ao Graffiti com painéis suspensos que retratam imagens do cotidiano da arte urbana observado pelos aprendizes do ateliê de Hip Hop Graffiti durante o semestre; e Fotográfica Multimeios que apresenta fotografias abstratas de lugares e pessoas de Iguape. Para saber a agenda completa, acesse o site das Fábricas de Cultura.
SERVIÇO:
Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape
Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300
Cultura Tradicional
ENCONTRO DE ESCOLAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO VALE DO RIBEIRA
17/6, sábado, das 9h às 17h | Livre | Presencial
Cultura Tradicional
FESTA JUNINA DA FÁBRICA
17/6, sábado, das 17h às 21h30 | Livre | Presencial
MOSTRA DE PROCESSO DE IGUAPE
De 28/6 a 01/7 | das 18h às 21h | Livre | Presencial
-------------
Funcionamento das unidades: De terça a sexta, das 9h às 19h
Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.
Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30
Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)
Sábados, das 9h às 17h
Domingos, das 12h às 17h
*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados e não abrem aos domingos.
Funcionamento das bibliotecas: De terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados e domingos: das 12h às 17h, com exceção de Capão Redondo (das 9h às 14h aos sábados). As bibliotecas de Iguape e Diadema não abrem aos domingos.
*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.
Mín. 19° Máx. 25°