A prescrição de receitas de óculos ou lentes de grau é atividade privativa de médico oftalmologista e não pode ser realizada no interior de óticas
Os optometristas e as óticas não podem realizar consultas e receitar óculos de grau, sendo essa uma pratica do exercício ilegal da medicina que, além de ser fraudulenta, pode gerar graves prejuízos para sua visão, além de grandes prejuízos financeiros.
Embora óculos vendidos sem receita em alguns estabelecimentos possam parecer vantajosos, na verdade, acabam trazendo mais riscos do que benefícios à saúde dos seus olhos.
A visão é um dos principais sentidos do ser humano e, por isso, não deve nunca ser negligenciada.
O grau de óculos errado pode provocar alguns sintomas como a visão embaçada, falta de foco, o esforço visual excessivo, dores de cabeça ou tonturas. É importante procurar sempre um oftalmologista nos casos de dor, alta sensibilidade à luz, vermelhidão ou irritação persistente e sintomas semelhantes.
O uso de produtos inadequados e de má qualidade também traz riscos à integridade física, pois em caso de quebras, existe a chance de lesões à visão, região do rosto e cabeça, além de irritação cutânea, devido ao material utilizado.