O Sebrae-SP reuniu apicultores e instituições parceiras para discutir os primeiros passos para a estruturação da cadeia produtiva da apicultura (CPL) na região, visando captação de recursos por meio do Edital SP Produz. Realizado no dia 17 de abril, o encontro contou com a participação de representantes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Defesa Agropecuária, Sindicato Rural do Vale do Ribeira, Senar, Senai, Associação dos Apicultores do Vale do Ribeira (Apivale) e Aquário de Ideias.
“Nosso objetivo é estruturar a cadeia produtiva e construir um projeto estratégico em conjunto para fortalecer a atividade. O primeiro passo é ouvir os apicultores e promover conexões com as instituições que podem contribuir nesse processo”, explica o consultor de negócios do Sebrae-SP, Lucas Cárnio. Segundo ele, a partir do primeiro encontro ficou evidente a necessidade de mapear a cadeia produtiva e identificar os principais desafios do setor na região.
“A partir da indicação das principais demandas junto aos produtores, podemos elaborar um projeto consistente e buscar recursos do Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais, o SP Produz, que deve lançar edital no final deste mês. São recursos importantes que podem contribuir com a geração de renda e o desenvolvimento sustentável da região”, observa Lucas.
O programa do governo do Estado visa ampliar a competitividade das cadeias produtivas locais, apoiando ações que fortaleçam o planejamento, a governança e o acesso a mercados, além da promoção de inovações produtivas e de processo.
Ao se organizarem em CPL, os produtores podem compartilhar recursos, adquirir insumos coletivamente, trocar experiências e promover a inovação, contribuindo para a redução de custos, a geração de empregos e renda, e o fortalecimento dos negócios.
A próxima reunião para formação da CPL da Apicultura será realizada no dia 6 de maio, das 9h às 12h, no escritório regional do Sebrae-SP em Registro (Rua José Antônio de Campos, 297 - Centro). O encontro é aberto a apicultores e lideranças do setor na região.