O Programa Alimentar o Futuro, criado pelo Conselho Superior de Responsabilidade Social (Consocial) da Fiesp, e realizado em parceria com o Ciesp e o Sesi-SP, recebeu na quarta-feira (26/2) a adesão de 17 prefeituras ligadas ao Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar).
Formalizaram a participação no programa as cidades de Apiaí, Barra Do Chapéu, Barra Do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Ilha Comprida, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Jacupiranga, Miracatu, Pedro De Toledo, Pariquera-Açu, Registro-SP, Ribeira, Ribeirão Grande e São Lourenço Da Serra. Como parte do Programa, esses municípios terão apoio na implementação de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) voltadas à infância.
Foram convidadas todas as prefeituras ligadas ao Codivar e ao Consórcio de Municípios da Região Central (CONCEN), que totalizam 70 municípios integrantes do projeto-piloto do Alimentar o Futuro.
As administrações municipais que não puderam estar presentes para a formalização da adesão ao Programa Alimentar o Futuro terão a oportunidade de fazê-lo por meio de encontros individuais.
O programa atua como catalisador de políticas públicas de SAN, com foco em crianças de zero a 10 anos, integrando a sociedade civil, o setor industrial e o poder público para garantir uma alimentação adequada e saudável na infância.
Na reunião que colheu as assinaturas dos prefeitos, o presidente do Consocial da Fiesp, Dr. Raul Cutait, disse que os impactos da insegurança alimentar nesta faixa etária passam pelo comprometimento do crescimento, do sistema imunológico e o atraso cognitivo, levando a problemas de aprendizagem e baixo desempenho escolar.
“Criança que não come não vai conseguir se preparar para viver o futuro”, afirmou Cutait.
Segundo ele, a Fiesp e o Ciesp têm um poder convocatório enorme e podem ajudar a mudar esta realidade. A fala do presidente da Fiesp, Josué Gomes, corrobora esta ideia: “Investir no ser humano é investir na educação, mas para isso, a criança precisa estar bem nutrida”, disse.
Para o presidente do Codivar e prefeito de Pariquera-Açu, Wagner Costa, o Programa Alimentar o Futuro é muito importante para melhorar a qualidade de vida na região.
“O Vale do Ribeira tem um dos menores IDHs de São Paulo, mas é a maior reserva de mata atlântica do Estado. Estamos falando aqui de crianças que serão reflexo de uma geração toda”, afirmou.
Por fim, o secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que o Programa Alimentaro Futuro pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos menos favorecidos.
“A FIESP não pode ser protagonista apenas de demandas do campo empresarial. Com ações como essa, a FIESP ingressa num novo patamar. A questão da fome é gravíssima e São Paulo pode dar o exemplo com a contribuição deste programa”, disse.