Ainda há vagas para os interessados em participar do Seminário e Dia de Campo de Indicação Geográfica do Palmito Pupunha, que será realizado na sexta-feira, 18 de outubro, em Eldorado. Promovido pelo Sebrae-SP, Sindicato Rural do Vale do Ribeira, Senar, Prefeitura de Eldorado, Apuvale e Cooperativa Cavari, o evento é gratuito. A inscrição deve ser feita no site https://bit.ly/SeminárioPupunha.
O objetivo do Seminário é preparar os produtores de palmito pupunha da região para receber o registro de Indicação Geográfica (IG), considerado o ativo de propriedade intelectual mais sofisticado que existe. Concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem e se distinguem em relação a seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how).
O consultor de negócios do Sebrae-SP, Lucas Carnio, destaca que o selo de Indicação Geográfica é uma forma de agregar valor à produção e trazer mais desenvolvimento, principalmente para os pequenos produtores do Vale do Ribeira.
No País, mais de 90 territórios são reconhecidos como Indicação Geográfica, como o queijo da Serra da Canastra, o café da Serra da Mantiqueira de Minas e o Cacau do Sul da Bahia.
A programação do Seminário começa pela manhã com a atividade prática de dia de campo e segue à tarde com palestras sobre a Indicação Geográfica, Nota Fiscal Eletrônica e Rastreabilidade.
SERVIÇO
Seminário e Dia de Campo de Indicação Geográfica do Palmito Pupunha
Data: 18 de outubro, das 8h às 17h