Em uma operação realizada na quarta-feira, 12, a Polícia Militar Ambiental desmantelou uma indústria ilegal de palmito no bairro Lajeado, em Juquiá, São Paulo.
A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima recebida por telefone. A equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelo 3° Batalhão de Polícia Ambiental (BPAMB), 2ª Companhia (CIA) e 1° Pelotão (PEL), foi enviada ao local para investigar.
Ao chegar ao endereço indicado na denúncia, na Estrada do Lajeado, Km 2, os policiais encontraram uma grande quantidade de palmito sendo preparado na área externa do imóvel.
Durante a vistoria, acompanhada pelo responsável pelo local, foram encontradas caixas de palmito estocadas e uma espingarda calibre 28 com 19 cartuchos.
Os subprodutos relacionados à industrialização clandestina totalizaram 100 vidros de 1,8kg cada, contendo palmitos pupunha, e 182 vidros de 300g cada, também contendo palmitos pupunha. O total de palmitos beneficiados chegou a 234,60 kg. Além disso, foram encontrados 6 quilos de sal, 1 kg de ácido cítrico e dois tambores de alumínio, utilizados no beneficiamento, em um local insalubre e irregular. Os vidros com palmitos não continham rótulos ou litografia nas tampas, nem qualquer identificação sobre a procedência dos subprodutos.
Diante das evidências, o infrator recebeu voz de prisão, teve seus direitos lidos e foi conduzido à Delegacia de Polícia de Juquiá. A autoridade de plantão realizou a apreensão do armamento, das munições e do palmito pupunha.
Fonte: Polícia Ambiental
Mín. 19° Máx. 21°