O "Solidariedade em Fios" foi realizado no último dia 13 em Pariquera-Açu e contou com a participação de mais de 50 mulheres, que compareceram para doar seus cabelos. A ação foi realizada no Fundo Social de Solidariedade e contou com o serviço voluntário das profissionais cabeleireiras Digiane Rodrigues (Pariquera-Açu) e Keila Cristina (Registro).
Com as doações serão produzidas próteses capilares, que retornarão para pacientes da oncologia do Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua.
Na cidade de Iguape, em 2023, o Fundo Social de Solidariedade realizou um curso de qualificação profissional também com foco no "Solidariedade em Fios". Na ocasião, os alunos aprenderam a produzir próteses capilares, que também foram doadas a pacientes em tratamento.
E no último dia 1 de março, o CONSAÚDE disponibilizou uma prateleira para próteses capilares, por meio do projeto "Fio da Alegria", que conta com o apoio do projeto "Solidariedade em Fios".
O projeto "Solidariedade em Fios" surgiu em 2017 por meio da doação de cabelos pela Receita Federal ao Fundo Social de São Paulo e é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras, por meio dos respectivos Fundos Sociais de Solidariedade.
Dentro do projeto, as mulheres atendidas recebem, além da prótese personalizada, semelhante ao cabelo que tinham antes do tratamento de quimioterapia, cuidados como maquiagem e manicure oferecidos em sessões de beleza para contribuir com o aumento da autoestima dessas pacientes.
O Projeto Solidariedade em Fios é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo que conta com o apoio e realização dos municípios de Pariquera-Açu e Iguape. As ações ocorrem com colaboração do Rotary Club de Registro e a Rádio 99,1 FM, além do CONSAÚDE.
Já o projeto Fio da Alegria, também uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, é sediado em Boituva e disponibiliza bancos de peruca para alguns municípios do Estado.
Mín. 19° Máx. 25°