O Prefeito de Pariquera-Açu, Wagner Costa, fez ontem uma live para lançamento do Jornal de Prestação de Contas.
Acompanhado pela Professora Maria Alaides (Diretora de Educação), Professor Jessé (Diretor Administrativo) e Fábio Carravieri (Vice-Prefeito), o prefeito esclareceu vários outros pontos, citados por vereadores do município.
Na live, a Diretora de Educação, Maria Alaídes, explicou as mudanças no cardápio da merenda, atendendo as novas resoluções do FNDE sobre a qualidade nutricional dos alimentos.
"A resolução veio com novas regras para a alimentação escolar. Somos responsáveis por toda a alimentação da rede pública, municipal e estadual. A resolução veio no início da pandemia, mas a formação para implantar as normas veio apenas no final de 2021", explicou a Diretora.
"Sempre fomos referência e prezamos pela qualidade da alimentação. O FNDE criou normas para uma alimentação saudável em todo o país e atendê-las é um desafio. Após a formação com a nutricionista do Estado, fizemos formação com as merendeiras, que veio a melhorar a qualidade", continuou.
Por conta da resolução, mudanças foram necessárias, incluindo nos processos licitatórios. Alimentos mais saudáveis devem ser incluídos e este é um momento de transição.
A Diretora destaca que as particularidades de alunos com algum tipo de condição especial sempre foram atendidas, como crenças, intolerância, etc.
Segundo a diretora, a EE Prof. Manoel Camillo Jr. foi a que mais sentiu a mudança, pois é a única que funciona em tempo integral.
Até mesmo a margarina foi cortada da alimentação das crianças. Em substituição, entram um doce de banana natural e requeijão feito nas próprias escolas.
"Um monte de falácias"
Foi assim que o prefeito Wagner Costa começou outro ponto da live.
Após destacar os horários de merenda e café da manhã, o prefeito disse que um vereador foi até a escola da Vila Clementina "fazer um teatro", ao dizer que os alunos comeram "apenas um pão seco".
"Você, mãe: Vá na escola e veja o que seu filho está comendo na merenda. O café da manhã está sendo adaptado, mas veja a merenda", destacou o prefeito, citando os itens do cardápio.
"Ao meio-dia as crianças saem da escola. As 'tias' dão uma banana e um pão para as crianças comerem no caminho (a maioria até a zona rural) e ele fez esse teatro danado", disse o prefeito.
"Tem um projeto na Câmara desde agosto, que autoriza abertura de crédito suplementar e o vereador, como relator não deliberou até agora. Se as crianças estão comendo pão seco, é parte por culpa sua", disse o prefeito, que completou informando que o projeto vai beneficiar as estradas rurais e a área da saúde.
Existe um projeto na Câmara desde 23 de agosto e o relator, segundo o prefeito, já olhou o projeto três vezes - dado acessível pelo portal da transparência.
Segundo o Prefeito, o vereador fez uma denúncia no tribunal de contas porque, após pavimentação na Rua dos Expedicionários em frente ao Hospital, a prefeitura reutilizou as lajotas para pavimentar ruas na Vila Peri-Peri. Esta ação teria sido inclusive, bem vista pelo Tribunal de Contas, pois gerou economia para o município.
O Diretor Administrativo, Professor Jessé, endossou os investimentos feitos no município e o quanto Pariquera-Açu se desenvolveu desde que o grupo da atual administração assumiu, em 2013.
A live está disponível neste link.