Na manhã desta quinta-feira (04), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária Arteris, em parceria com o Sest/Senat, instituição educacional UniVR/Unisepe e o Cerest Registro - Centro de Referencia Regional Em Saúde do Trabalhador, conduziram uma ação de saúde voltada para motoristas profissionais. O evento ocorreu na Unidade Operacional da PRF, localizada no quilômetro 439 da rodovia Régis Bittencourt, em Registro/SP.
Durante o período das 09h às 12h, 52 motoristas passaram por exames rápidos, incluindo medição de pressão arterial, verificação de peso, altura, índice de massa corporal, circunferência cervical e abdominal, avaliação da acuidade visual e auditiva, frequência cardíaca e teste de glicemia, entre outros. Além disso, receberam orientações sobre a importância dos cuidados básicos para prevenir acidentes e garantir maior segurança nas estradas.
Essas ações de saúde, conhecidas como “Comandos de Saúde”, são realizadas periodicamente pela PRF em todo o país. O objetivo é identificar possíveis problemas de saúde entre os motoristas profissionais que operam veículos de carga e que frequentemente enfrentam longas jornadas de trabalho sem dedicar atenção suficiente à própria saúde. As consequências de acidentes envolvendo veículos de grande porte são imprevisíveis, especialmente quando se trata de produtos que representam riscos ao meio ambiente.
É importante ressaltar que a profissão de motorista profissional muitas vezes impõe um ritmo de vida incompatível com a adoção de cuidados pessoais com a saúde, como alimentação adequada, descanso, exercícios físicos regulares e consultas médicas. De acordo com dados da Pesquisa do Perfil dos Caminhoneiros da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2019, apenas 42,6% dos caminhoneiros buscam atendimento médico preventivo, e 85,3% não possuem plano odontológico.
O levantamento também revelou que a idade média dos caminhoneiros é de 44,8 anos, com uma média de 18,8 anos de experiência na profissão. Eles percorrem em média 8.561,3 quilômetros por mês e trabalham cerca de 11,5 horas por dia.
Mín. 17° Máx. 21°