Sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, hospital evoluiu em qualidade e segurança para pacientes
O Hospital Regional de Registro (HRR) celebra neste mês de abril dois anos sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), período em que elevou significativamente os padrões de atendimento, consolidando-se como uma referência em saúde pública no Vale do Ribeira. A pesquisa de Satisfação do Paciente (NPS) revela essa evolução, com índices de satisfação que aumentaram de 88,1% em maio para 93,9% em novembro de 2024.
Os investimentos em uma infraestrutura moderna e na eficiência operacional estão entre as prioridades da gestão do hospital que finalizou recentemente, em março de 2025, a revitalização de duas salas cirúrgicas, UTI Coronáriana, UTI e unidade pediátrica. De acordo com a superintendente administrativa do HRR, Eloisa Negro, a reforma vai possibilitar um atendimento de maior qualidade. “Estamos muito orgulhosos dos avanços que conseguimos em tão pouco tempo. A revitalização das nossas instalações não apenas melhorou a infraestrutura, mas também proporcionou um ambiente mais seguro e acolhedor para nossos pacientes e equipes”, afirma.
Em setembro de 2024, o HRR atingiu um marco inédito para a região ao passar pela auditoria diagnóstica da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 1, alcançando 62% de conformidade, enquanto a gestão administrativa e financeira se destacou com 100% de conformidade.
Para a superintendente do hospital, essa evolução em excelência foi possível principalmente devido à busca constante pela qualificação das equipes e por inovação. O número de horas de treinamento para a equipe aumentou expressivamente, passando de 1.022 em 2023 para 14.265 em 2024. “Isso evidencia o nosso compromisso com o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Além disso, a implementação de um ChatBot para automatizar as confirmações de consultas e exames resultou na redução da taxa de absenteísmo de 13,6% em janeiro para 5,5% em setembro de 2024”, afirma.
Com atendimento exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), o HRR atende casos de média e alta complexidade. Em abril de 2023, o IRSSL assumiu a gestão da unidade com o objetivo de proporcionar uma gestão mais ágil, uma melhor alocação de recursos, redução de desperdícios e maior rapidez na implementação de melhorias.
Sobre o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) tem como missão contribuir de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fundado em 2008, por iniciativa da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, com o compromisso de ampliar as ações sociais dedicadas ao desenvolvimento da saúde pública, o Instituto é uma organização sem finalidade lucrativa, de natureza filantrópica e diretamente ligada à missão do Hospital Sírio-Libanês, que prevê o desenvolvimento social responsável.
Considerado umas das organizações sociais de saúde mais importantes do País, o Instituto atua com o propósito de compartilhar excelência na saúde pública com relevância social, a partir de valores institucionais como solidariedade, excelência e resultado.
Fonte: Assessoria de imprensa