Em 4 anos de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional de Registro Dr. Sérgio Aluísio Homem Torres ultrapassa a marca de 150 mil atendimentos, entre consultas, internações, cirurgias, atendimentos de urgência e exames de imagem. Os números grandiosos carregam consigo a dedicação dos quase 700 profissionais empenhados em cuidar e salvar vidas – missão do Instituto Sócrates Guanaes, gestora da Unidade. Ao completar 4 anos no dia 29 de agosto, o HRR faz uma homenagem especial às suas equipes assistenciais e administrativas.
Por meio de um vídeo, o Hospital valoriza a equipe ao demonstrar como todos os colaboradores são responsáveis pelo cuidado realizado com excelência. “Seja no acolhimento da recepção, na realização de procedimentos como exames e cirurgias, na prática assistencial, na higienização ou no preparo dos alimentos, todos os colaboradores cuidam dos nossos usuários. E todos são responsáveis pelo atendimento feito com qualidade e muita dedicação”, ressalta a diretora executiva do HRR, Eloisa Sales Negro. Prova do bom trabalho desempenhado pela equipe é a satisfação do usuário do hospital, que atingiu a média de 99,5% em 2022 (1º de janeiro a 25 de agosto).
O diretor técnico do HRR, Dr. Arnaldo D’Amore Zardo, lembra que em maio deste ano o hospital chegou à capacidade plena, com a abertura dos leitos de enfermaria do quinto e sexto andares. “Hoje contamos com os 156 leitos operacionais, sendo 30 de terapia intensiva. Com a ampliação dos leitos, aumentamos também nossa capacidade cirúrgica, ofertando mais vagas para a população”. A partir de 2022, o HRR ainda passou a ser referência em Pediatria e voltou a realizar atendimentos na especialidade de cirurgia vascular.
“Estamos participando do mutirão de cirurgia eletiva promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Em agosto, realizamos 230 consultas para avaliação de cirurgia geral, 90 para cirurgia vascular e 30 de ortopedia. Nos próximos dois meses, devemos zerar a fila da região para cirurgia de varizes, vesícula e hérnia”, explica o diretor técnico.
Hospital de alta complexidade, o HRR se destaca como referência nas especialidades de neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, bucomaxilo, cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. Na Hemodinâmica, o hospital já realizou mais de 4 mil procedimentos, entre cateterismo e angioplastia – essenciais para diagnóstico e tratamento com a desobstrução de artérias coronárias. Pacientes infartados da região que antes precisavam aguardar vagas em grandes centros, há 4 anos contam com atendimento de referência no HRR. Na cirurgia cardíaca, o Hospital realiza implantes de dispositivos de marcapasso, cirurgias de doenças da aorta e doenças congênitas e a revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como “ponte de safena”.
“Contamos com uma equipe qualificada, preocupada em prestar um atendimento humanizado, além de todo o apoio do ISG, instituto que valoriza o ensino e a formação profissional, a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos”, destaca Dr. Arnaldo.