Durante todo o dia de terça-feira (13), a Polícia Militar realizou patrulhamentos e diversas abordagens no litoral sul de São Paulo, resultando em flagrantes de pesca irregular.
O primeiro flagrante ocorreu no Rio Ribeira de Iguape, bairro Momuna, onde os policiais localizaram uma rede de emalhe com cem metros de comprimento, em plena atividade de pesca. A ação contrariava a legislação pesqueira vigente, referente à Piracema, período proibido para a pesca no local. Na ocasião, não havia nenhum pescador nas proximidades, nem as devidas plaquetas de identificação do equipamento, que foi imediatamente recolhido, contribuindo para a preservação das espécies.
Já no Mar de Dentro, nas proximidades do bairro Sete Belo, interior da Área de Proteção Ambiental Cananéia, Iguape e Ilha Comprida (APACIP), uma embarcação com dois tripulantes foi abordada. Os indivíduos estavam em plena atividade pesqueira com uso de rede de emalhe do tipo corrico, específica para a pesca da manjuba. Um dos tripulantes não possuía a devida carteira de pescador profissional, resultando na elaboração de um auto de infração ambiental no valor de R$ 2.800,00. O infrator terá de comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (SEMIL) para prestar esclarecimentos.
No interior da embarcação, já havia 20 quilos de manjuba, que foram apreendidos e doados à Associação Beneficente Lar dos Idosos, cumprindo assim o papel social da instituição e beneficiando pessoas carentes e em situação de risco. Além do pescado, a embarcação, o motor e a rede com 300 metros de comprimento também foram apreendidos.
Mín. 17° Máx. 21°