Idealizada pela enfermeira da emergência, Ivete Isabel Rios Gasparin, a cartilha com orientações para prevenção de queda em ambiente hospitalar foi implantada esta semana no HRR, pelo time da meta 6 (prevenção de queda e LPP) do Núcleo de Segurança do Paciente. Segundo a coordenadora da Qualidade, Tatiane Fernandes Alves, o objetivo da cartilha é reforçar as orientações da enfermagem para os pacientes e familiares, visando aumentar ainda mais a segurança do paciente atendido no hospital.
“Cada paciente, ao ser admitido no hospital, é avaliado pela enfermagem segundo uma classificação de risco para queda. Através da escala de morse, o enfermeiro verifica se o paciente é elegível para risco de queda ou não, e realiza o gerenciamento dos riscos conforme protocolo institucional. Pode ser por uso de certas medicações, por dificuldade de andar, fraqueza muscular ou outros motivos. Desta forma, a equipe promove ações para prevenção da queda. A cartilha vem para reforçar essas medidas”, explica Tatiane.
“Quando fornecemos as informações, nem sempre o paciente ou o acompanhante consegue assimilar tudo o que precisa ser feito. Com a cartilha, fica mais fácil rever as orientações de prevenção”, afirma a enfermeira Ivete. O folder traz os fatores que aumentam os riscos para queda, instruções sobre como ajudar a prevenir os riscos e o que fazer caso aconteça uma queda. Também aponta uma série de cuidados que podem ser tomados para evitar quedas no ambiente doméstico, como retirar tapetes de cômodos e corredores, não deixar objetos de decoração pelo caminho e evitar situações de risco, como subir em cadeiras e escadas.