O Sesc São Paulo - unidade de Registro iniciou nesta semana a programação especial em comemoração aos 100 anos do KKKK, prédio que se destaca na paisagem urbana do município de Registro e é considerado um dos principais símbolos do período da colonização japonesa no Brasil. Os eventos do projeto “KKKK: 100 anos de histórias” prosseguem até dezembro, abrangendo atividades artísticas, culturais, educativas e vivências diversas.
Mais do que comemorar a idade do conjunto arquitetônico, tombado como patrimônio histórico-cultural do Vale do Ribeira, o Sesc Registro busca ouvir as múltiplas vozes do território e celebrar suas histórias com o KKKK e seu entorno. A proposta é que o público participe das atividades e compartilhe memórias, percepções e afetos que o prédio carrega.
O local sediou a companhia KKKK, responsável pela organização da colonização nipônica no início do século passado, um engenho de beneficiamento de arroz - considerado, na época, o maior da América do Sul, além de outras ocupações e funções ao longo dos últimos 100 anos.
Desde 2016 o conjunto arquitetônico abriga a unidade do Sesc Registro, que vem compartilhando com as comunidades da região a diversidade da cultura brasileira e regional, valorizando o que o Vale do Ribeira tem de mais genuíno e representativo de sua riqueza social, ambiental e cultural.
Line Art e Reza o Rio
A programação da semana tem a oficina “Line Art: Narrativas em Linhas”, utilizando como base a observação do espaço do KKKK, seu contexto e todo o seu entorno. Os participantes aprenderão sobre a técnica artística que se baseia no uso das linhas de maior expressão de uma imagem ou objeto para a composição e construção de uma narrativa. Será feito um estudo do conjunto KKKK, com uso de aplicativo digital para criação da arte e impressão do processo elaborado. A oficina acontece até sexta-feira (8/7), das 19h às 21h, com o artista e designer Gil Azevedo.
No sábado (dia 9/7) tem Boteco do Ribeira com a Confraria Pé no Palco, grupo que reúne artistas do Vale do Ribeira: Bruna Rosa, Fabio Tognin, Elaine Moura, Henrique Carneiro, Marili Correia, Felipe Reis e Guilherme Ribeiro. No show “Reza o Rio”, que começa às 17h, a ancestralidade e diversas referências do Vale do Ribeira serão contempladas em um repertório que contará com músicas de Hermeto Pascoal, Renato Brás e poemas caiçaras que traduzem a sonoridade da natureza da região.
Ainda em julho haverá a mesa de debates “KKKK: 100 anos de história e arquitetura” (dia 21/07), o espetáculo musical “Arvorar” (dia 24/07) e a exposição Mosaico de Saberes especial “KKKK: 100 anos de histórias” (dias 30 e 31/07).
Além das atividades presenciais, a comemoração também está nas redes sociais do Sesc Registro, com uma série de publicações de histórias e campanhas convidando o público a interagir e compartilhar imagens, curiosidades e sentimentos relacionados ao KKKK.
Serviço:
KKKK: 100 anos de histórias
Programação-Julho
Line Art: narrativas em linhas
Com Gil Azevedo
5 a 8/7/2022. Terça a sexta, 19h às 21h.
Música | Show | Boteco do Ribeira
Reza o Rio
Com Bruna Rosa, Fábio Tognin, Elaine Moura, Henrique Carneiro, Marili Correia, Felipe Reis e Guilherme Ribeiro
Dia 9/7, sábado, às 17h
Artes Visuais | Debate
KKKK: 100 Anos de história e arquitetura
Com arquitetos Marcelo Ferraz, Hugo Segawa e Akemi Hijioka
Dia 21/7, quinta, às 20h
Música | Espetáculo
Arvorar
Com Giovani di Ganza e Isis
Dia 24/7, domingo, às 17h
Ação para a Cidadania | Exposição
Mosaico de Saberes: Especial 100 anos de Histórias
Com Sítio Shimada, Quilombo Peropava, Sítio Yamamuru e Aldeia Itapu Mirim
Dias 30 e 31/7, sábado e domingo, às 13h30
Mais informações
https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/