A equipe de Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira recebeu uma denúncia anônima de que homens estariam vendendo palmitos Juçara, pela Rodovia SP 139, em Registro.
Assim sendo, a equipe diligenciou de imediato ao referido local, onde foi logrado êxito em realizar abordagem a três indivíduos, todos eles em posse de sacos de nylon contendo palmito da espécie Juçara.
Os infratores foram indagados sobre os palmitos e eles informaram que foram extraídos de um sitio no Bairro Ribeirão de Registro. Foi realizada a vistoria nos sacos de nylon, ocasião em que foram contabilizados 40 hastes de palmito da espécie Juçara – Euterpe Indulis.
Os infratores foram encaminhados ao DP local, foi elaborado o auto de exibição e apreensão do produto florestal por infringência ao artigo 46, parágrafo único, da lei 9.605/98. Eles também foram autuados em um total de R$ 72 mil por expor à venda produtos de origem vegetal sem licença da autoridade competente, infringindo “in tese” o parágrafo 1º do artigo 47 da resolução SIMA 005/21, multa majorada por obter vantagem pecuniária, conforme preconiza o artigo 7º da mesma resolução.