Nesta última edição do ano do Boteco do Ribeira, o Sesc Registro convida o público a celebrar a natureza, a cultura, a arte e as histórias dos povos do Vale do Ribeira com o show Batucajé, que acontece nesta sexta, dia 1º de dezembro, na Marquise. A apresentação é gratuita, livre para todos os públicos e começa às 20h.
Criado 25 anos atrás por dois artistas do Vale do Ribeira - o compositor, violonista, violeiro e cantador Antônio de Lara Mendes e o poeta e declamador Julio Cesar da Costa - o grupo cultural Batucajé vem, ao longo desse tempo, unindo música e poesia para cantar e contar histórias do Vale do Ribeira. Em suas composições, Lara e Julião mostram a beleza das paisagens, da fauna e da flora, a riqueza da diversidade de povos e culturas, rememoram artistas regionais, personagens e fatos históricos, além de revelarem causos e lendas que povoam o universo da tradição oral das comunidades caiçaras, quilombolas, indígenas e caboclas que vivem no território.
Desde 2007, o percussionista e pesquisador Pedro Navalla também integra o Batucajé. Nesta trajetória, o grupo encantou diferentes públicos com as peculiaridades do Vale do Ribeira, em apresentações feitas em festivais, eventos culturais e universidades de várias cidades do estado de São Paulo. Mas, desde a pandemia, o grupo não tem feito apresentações. O show no Boteco do Ribeira marca o reencontro do Batucajé com o palco e o público do Sesc Registro, em uma apresentação única para celebrar o final do ano.
Morador de Iguape, Antônio de Lara Mendes (Lara Cantador do Vale) é natural de Juquiá, onde desde pequeno acompanhava o pai, Basílio Mendes, que tocava rabeca nas Reiadas e Bandeiras do Divino, acompanhando os foliões. Muito cedo começou a tocar violão e a cantar as músicas que ouvia nas emissoras de rádio. Com o tempo, começou a fazer suas próprias composições. É também produtor cultural e pesquisador de manifestações culturais populares.
O poeta e declamador Julio Cesar da Costa nasceu e mora em Miracatu. Desde jovem participava de encontros e saraus pela região e trabalha com literatura desde a década de 1980. Ex-atleta e treinador de atletismo, Julião é professor na rede estadual de ensino e pesquisador da cultura popular. É autor de cinco publicações: “Cacos de Mim” (1994), “Sortilégios e Tesouros” (2008), “Na Ribeira da Poesia” (2012), “No Balanço da Maré” (2015) e “Mutirão de Versos” (2021).
Pedro Navalla é natural de Miracatu, tem sua formação inicial em bateria e desde a adolescência integrou grupos de jovens que tocavam na cidade. No Batucajé desde 2007 como percussionista e pesquisador, o músico também atua como monitor no Centro de Referência da Juventude de Miracatu, onde fundou o projeto “Jovens de Lata”, abrindo oportunidade para a juventude local se expressar musicalmente através da percussão.
No show no Boteco do Ribeira, o grupo Batucajé terá como convidado o violinista Jorge Josias Silva de Camargo, professor de violino na cidade de Iguape.
O Boteco do Ribeira é um projeto mensal do Sesc Registro que busca valorizar a produção cultural regional, abrindo espaço para a apresentação de músicos do Vale do Ribeira. Em ambiente descontraído, com mesas e cadeiras dispostas na Marquise, o público conta ainda com o espaço da Comedoria para consumo de comidinhas e bebidas.
Serviço:
Sesc Registro – Boteco do Ribeira
Show
Batucajé
Com Lara Cantador do Vale, Julio Cesar da Costa, Pedro Navalla e Jorge Josias
Dia 1, sexta, 20h, na Marquise.
Grátis.
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Telefone (13) 3828-4950. O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.
Mín. 19° Máx. 25°