Uma equipe da Polícia Militar Ambiental do Vale do Ribeira apreendeu 410 hastes de palmito juçara (Euterpe Edullis) in natura, em Registro, na tarde desta segunda-feira (2).
A equipe realizava patrulhamento pelo Bairro Agrochá onde visualizou um veículo aparentando estar muito pesado e com dois ocupantes que ao visualizarem a viatura demonstraram grande nervosismo.
No momento em que a equipe ativou os sinais sonoros e solicitou que o condutor parasse para a realização da abordagem, o motorista acelerou o carro e empreendeu fuga em alta velocidade pela rodovia.
Durante o acompanhamento, por volta do km 448 da rodovia BR 116 o condutor veio a perder o controle da direção e saiu da pista, momento em que a equipe realizou a abordagem.
Na vistoria do veículo foi constatado o transporte irregular do palmito juçara, uma espécie nativa da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção.
Os envolvidos foram identificados e encaminhados a Delegacia de Polícia local, onde foram autuados em um total de R$ 492 mil reais.
O palmito juçara é um dos principais produtos florestais extraídos da Mata Atlântica. A espécie é utilizada na culinária brasileira e é um ingrediente importante de diversos pratos típicos.
O transporte irregular de palmito juçara é crime ambiental e pode ser punido com pena de prisão de um a três anos e multa.
Mín. 17° Máx. 21°