O estado de São Paulo registrou o número recorde de abertura de empresas nos primeiros quatro meses do ano, com 94.043 CNPJs. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento de SP, é o melhor desempenho do período já registrado nos últimos 24 anos, superando os 88.618 novos empreendimentos computados no primeiro quadrimestre de 2021 - até então o melhor.
Os dados são da JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), que aponta que no Vale do Ribeira, três cidades, Registro, Cajati e Miracatu tiveram o maior número de CNPJ abertos, 76, 18 e 14.
Em Registro, só no mês de março foram 23 empresas abertas; 19 em fevereiro, 18 em janeiro e 16 em abril. A presidente da Associação Comercial de Registro, Jane Duquinha, se mostra otimista com essa tendência de crescimento da economia regional. “São dados importantes, que mostram a recuperação da economia brasileira, após tantas turbulências nas atividades econômicas em geral. A ACIAR tem tratado com prioridade o planejamento de ações e parcerias que possam apoiar os empresários a retomarem o ritmo de vendas e negócios. Uma vez que vemos abertura de novas empresas, isso é sinal de desenvolvimento regional e geração de emprego e renda”, comenta.
A ACIAR informa ainda que mantém convênio com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), por intermédio da Associação Comercial de São Paulo, para envio de documentos relativos ao registro de empresas - constituição, alteração cadastral, encerramento, entre outros. Com o Balcão de Atendimento na ACIAR, contadores da região não precisam se deslocar até São Paulo para dar entrada na documentação das empresas, reduzindo custos e prazos do processo, além de poder obter informações sobre os procedimentos relativos à Junta Comercial.
Para a Secretaria de Desenvolvimento, a marca alcançada é atribuída a um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, em consonância com diversas outras ações de outros órgãos, autarquias, secretarias e entidades que possuem relação direta com o setor mercantil. A JUCESP tem buscado digitalizar os serviços a fim de desburocratizar os processos e dar celeridade às novas constituições de CNPJs. Processos que levavam de 4 a 5 dias para serem concluídos chegam a ser finalizados hoje em até 24 horas.
“Parabenizamos os empreendedores de São Paulo, que viram uma oportunidade de crescimento profissional e acreditaram em nossas políticas públicas. O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Jucesp, trabalha para melhorar o ambiente de negócios e estimular o empreendedorismo.”, comentou Zeina Latif, secretária de Desenvolvimento Econômico.
Se compararmos os números de constituições no estado nos primeiros quadrimestres dos anos anteriores com 2022, temos: 2022 é 32% superior a 2019; 58% superior a 2020 e 6,1% superior a 2021. Os dados são da JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), órgão vinculado à pasta.