Para os professores, de qualquer disciplina, a voz é o principal instrumento de trabalho, utilizado em tempo contínuo e prolongado até o limite da exaustão física. Por esse motivo, a Diretoria Geral de Educação e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST, definiram uma parceria por meio do “Programa saúde vocal”. O acordo foi firmado na última terça-feira (12/9), na sede da Diretoria Geral de Educação, em reunião realizada com a Coordenadora de Educação em Saúde do Trabalhador, Mauren Brandt Maschmann Leite, a Fonoaudióloga, Suellen Peairo e o Diretor Geral de Educação, Luciano Viana.
O objetivo da parceria é proporcionar uma melhora dos aspectos comunicativos e diminuição dos agravos relacionados ao dia a dia dos professores. “O professor tem como uma de suas principais ferramentas, a voz. Por isso, precisa de acompanhamento, avaliação e orientação especializada durante sua vida profissional”, afirmou Luciano.
Os agendamentos estão previstos para começar ainda em setembro. A avaliação inicial ocorre pelo profissional do serviço que posteriormente indicará a conduta terapêutica. Atualmente, a rede municipal de educação conta com 421 professores. A meta é que o programa atenda o maior número possível de profissionais da educação.
PROGRAMA – O Saúde Vocal é uma iniciativa do CEREST que atua de forma preventiva por meio de atendimentos fonoaudiológicos aos trabalhadores da região do Vale do Ribeira. O objetivo é proporcionar uma melhora dos aspectos comunicativos e diminuição dos agravos relacionados ao trabalho.
AGENDAMENTO – Para marcar a consulta é preciso comparecer presencialmente no CEREST Registro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Endereço: R. Filomena Aby Azar, 45 – Centro. Pode entrar em contato por e-mail: fonovale.cerest@gmail.com. É preciso apresentar RG, Cartão SUS, Carteira profissional e, caso tenha, Exames médicos. Os atendimentos e as avaliações serão gratuitos via SUS. Informações: 3822-2290 ou 3821-2812.
Mín. 17° Máx. 21°