Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
23°

Tempo nublado

Pariquera-Açu, SP

Colunas Coluna

Finanças: Esse assunto te traz tristeza ou alegria?

A cada dia, mais pessoas estão aprendendo a lidar com dinheiro e abordando esse assunto nas suas casas, com suas famílias e esse é o primeiro passo.

28/08/2023 às 10h34 Atualizada em 06/12/2023 às 14h17
Por: Redação
Compartilhe:
Finanças: Esse assunto te traz tristeza ou alegria?

É notório o quanto a questão financeira está diretamente ligada as questões sociais. Quem nunca escutou frases como: “Dinheiro não dá em árvore”, “Dinheiro não brota”, “Dinheiro na mão é vendaval”. Tudo isso são crenças em relação ao dinheiro e a forma como lidamos com ele. Por isso é cada vez mais importante ter um mínimo de controle sobre sua vida financeira, e não precisa ser aquela planilha toda colorida com milhões de fórmulas, ou aquele app pago que falta falar, às vezes um caderno ou uma agenda já te ajuda nessa tarefa. O interessante é transformar isso num hábito, e quanto mais simples for melhor, afinal qual a chance de você "abandonar" tudo naquela semana em que o filho ficou doente, ou naquele mês que seu trabalho virou uma loucura.

Eu particularmente valorizo demais o passo a passo, cada processo, e entendo a vida financeira em três momentos básicos: informação, organização e planejamento.

Por sinal algum tempo atrás existia o mito de que planejamento financeiro era só para quem possui grandes fortunas e isso é uma enorme bobagem, afinal todo mundo precisa se planejar financeiramente, e arrisco dizer que é justamente o contrário, as pessoas que ganham pouco são exatamente as que mais precisam.

E aqui vale uma dica, não sei se você já sabe, mas comprar e gastar é totalmente comportamental, por isso falam tanto, não é quanto você ganha e sim quanto e como você gasta, e isso está diretamente ligado ao seu comportamento, para se ter uma ideia existem hoje terapeutas financeiros e uma área da psicologia chamada "psicologia financeira". Você inclusive já deve ter visto aquele amigo que ganha 10 salários mínimos e está "enrolado", ou aquele parente que ganha mais do que você e vem pedir dinheiro emprestado, pois é, isso é mais comum do que se imagina. Frases como: "só se vive uma vez", "não sei se vou estar vivo amanhã", normalmente são o lema dessas pessoas, que fatalmente recorrem ao famoso "limite" ou em último caso até para agiotas.

A boa notícia é que cada dia mais pessoas estão aprendendo a lidar com dinheiro e abordando esse assunto nas suas casas, com suas famílias, e esse é o primeiro passo. 

Temos mais uma crença que existe sobre as finanças pessoais, "pra ter alguma coisa é preciso entrar em dívida", infelizmente isso é passado de geração para geração aqui no Brasil, e você se lembra que eu citei que o bem estar financeiro está ligado à mudança de comportamento não é mesmo?! Com organização e planejamento é possível investir sim (mesmo com pouco dinheiro, temos o Tesouro Direto* por exemplo) e não ficar a vida toda endividado, SIM VOCÊ PODE. E por falar em dívidas, deixei o link no final do texto sobre o Programa Desenrola Brasil* e mais 3 (três) dicas simples de como melhorar sua vida financeira.

• Se tiver conta em banco utilize o pacote de serviços essencial;

• Retire o cartões salvos em sites de compras e apps (esvazie o carrinho!);

• Negocie mensalidades (internet, streaming (netflix), telefone);

• DICA BÔNUS – NÃO desperdice comida! (o planeta e seu bolso agradecem!).

 

GLOSSÁRIO:

Tesouro Direto – é um programa da Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil lançado em 7 de janeiro de 2002 em parceria com a B3 com o objetivo de democratizar a compra e venda de títulos públicos federais para pessoas físicas de forma 100% online.

Programa Desenrola Brasil – é um programa de renegociação de dívidas para limpar o nome de pessoas físicas que estão inscritas em cadastros de serviços de proteção de crédito.

 

DICA DE CONTEÚDO:

Desenrola: veja perguntas e respostas sobre o programa de renegociação de dívidas

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/07/14/desenrola-veja-perguntas-e-respostas-sobre-o-programa.ghtml

 

Sabesp inicia mutirão de negociação de dívidas em todas as cidades operadas pela Companhia

https://www.sabesp.com.br/site/imprensa/noticias-detalhe.aspx?secaoId=65&id=8922

 

Portal Me Poupe – Nathalia Arcuri

https://mepoupe.com/

 

Livro “Dinheiro sem Medo” – Eduardo Amuri

https://www.amuri.com.br/livro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.