As artesãs Darci Pupo e Lia Neves, responsáveis pela Oficina Municipal de Trançado em Taboa, promoveram, na última semana, a colheita da Taboa para ensinar aos aprendizes todas as técnicas de transformação da Taboa em Artesanato, desde os cuidados na colheita, aos processos de secagem, armazenamento até a confecção das peças e vendas nas lojas de artesanato mantidas pelo Município e Fundo Social de Solidariedade (FSS) .
O grupo conta com apoio do Departamento Municipal de Obras e FSS para os trabalhos que unem arte e conservação da natureza, já que colheita - explica Darci - segue as normas ambientais. Planta hidrófita, abundante nas áreas alagadiças da Ilha, a Taboa chega a 2,5 metros de altura. Na época de reprodução, apresenta espigas da cor café contendo milhões de sementes que se espalham com o vento.
Com o processo de secagem, sua fibra pode ser usada como matéria-prima para a produção de bolsas, sacolas, vasos, chinelos, tapetes, caixas e uma infinidade de enfeites. A colheita sustentável e a transformação de sua fibra em arte são fatores importantes para as comunidades tradicionais que residem em áreas de conservação ambiental. O trabalho realizado junto às comunidades e, principalmente, com as mulheres promove a sustentabilidade e a geração de renda no município.
Serviço
Vendas :
Você pode encontrar os produtos com Taboa nos seguintes locais :
Vila do Artesanato na Praça Boqueirão Norte - Estande do Fundo Social de Solidariedade
Loja do FSS - Vila de Pedrinhas
Loja de Arte- Terminal Rodoviário
Aprendizagem :
Oficina de Trançado em Taboa - Aulas gratuitas às terças e quintas, no Centro Municipal de Desenvolvimento Humano, na rua Leão de Iguape, 190, balneário Casa Verde.
Mín. 17° Máx. 21°