O governador Tarcísio de Freitas anunciou neste sábado (27) o investimento de R$ 17 milhões para a reforma do atual Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua, no município de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira. Após visita técnica às obras de ampliação do Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua o governador anunciou a ampliação das instalações da unidade com a reforma do atual prédio que conta com 232 leitos.
“Além de construir uma nova unidade, nós estamos ampliando a assistência com a reforma do atual Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua. Nossa expectativa é que as obras da nova unidade sejam concluídas no segundo semestre deste ano e que a reforma da antiga unidade inicie em 2024”, afirmou Tarcísio.
A visita também foi acompanhada pelos secretários estaduais Eleuses Paiva (Saúde), Gilberto Kassab (Governo e Relações institucionais, além de gestores estaduais e municipais, parlamentares e profissionais de saúde da região.
O projeto inicial previa a construir um hospital moderno com 102 leitos e a transferência do atendimento à pacientes. “Entretanto, como se trata de um hospital de extrema importância para a região do Vale por se tratar de uma unidade de portas-abertas para atendimento de alta complexidade, é responsável pelo atendimento de pacientes que sofreram traumas em acidentes, foi acordado que após a entrega do novo prédio iniciaremos a reforma das antigas instalações, ampliando assim, a capacidade hospitalar das duas unidades para 320 leitos.
“Hoje realizamos cerca de 400 cirurgias por mês, principalmente ligadas a trauma e Pronto-Atendimento realiza a média de 4.200 atendimentos por mês”, afirma o secretário de estado da saúde, Eleuses Paiva.
Com o investimento estadual, o complexo hospitalar vai contar com 320 leitos para pacientes da maternidade, setor oncológico, pronto-socorro e UTI da unidade, que é referência em atendimento SUS na região.
O investimento estadual para o novo hospital está viabilizando a ampliação da área edificada da unidade em 213 m², com previsão de entrega em 2024. São mais de R$ 57 milhões em recursos estaduais para melhorar a capacidade de atendimento do hospital. As obras incluem a reforma de cinco andares, além da adequação de cobertura de interligação do hospital com a cozinha existente, construção de um abrigo de resíduos hospitalares e um posto de transformação.
O novo projeto prevê acrescentar outros 612,51 m² à área construída do hospital e expandir os setores de quimioterapia, psiquiatria, cuidados paliativos, centro cirúrgico e centro de referência ao idoso, além de criar novos leitos.
Mín. 17° Máx. 21°