O motorista contou aos investigadores que foi abordado por 3 homens armados, os quais colocaram-no em um veículo, após rodar por aproximadamente 30 minutos, foi deixado preso em uma casa isolada. Horas depois, o motorista afirmou que os roubadores retornaram ao imóvel e deixaram a vítima próxima às margens da rodovia.
A Polícia Civil foi acionada e começou a proceder com as investigações. De imediato, os policiais obtiveram informações que conflitavam com as versões apresentadas pelo motorista, visto que as diligências de campo e obtenção de dados oriundos dos sistemas policiais indicavam que o caminhão já circulava sem a carga de cerveja (28 paletes) pelas cidades do Vale do Ribeira.
Além disso, os policiais civis localizaram o caminhão abandonado em um posto de combustíveis e perceberam que as informações trazidas pela suposta vítima não coincidiam com os dados apurados. Indagado o motorista sobre as contradições, este confessou aos policiais que na verdade não havia ocorrido o roubo e que ele, na companhia de mais dois homens, desengataram a carreta com as cervejas e simularam um roubo para que o seguro da carga restituísse o valor à transportadora.
O Delegado de Polícia deu voz de prisão em flagrante para o motorista pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa e falsa comunicação de crime. Os outros envolvidos estão sob investigação. Lavrados os procedimentos legais, o motorista foi conduzido ao presídio.