A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb realizou de janeiro deste ano até ontem (11 de maio), a apreensão de 60 redes de pesca, somando 34 quilômetros de redes, oriundas da pesca ilegal e predatória, sendo redes proibidas, irregulares, armadas em locais proibido e envolvidas em crimes ambientais nas águas de todo o Litoral Paulista. Também foram apreendidos até o momento mais de 400 outros petrechos de pesca, como varas, molinetes, portas de arrasto, tangones e outros.
Na última quinta (10) por exemplo, apenas em uma ocorrência foi apreendida uma rede com 6 mil metros de comprimento, oriunda da pesca irregular e predatória.
Algumas destas redes são armadas em berçários naturais de espécies marinhas que acabam morrendo por não conseguirem emergir para respirar, como é o caso das tartarugas marinhas, toninhas e outros.
Outras, colocam em risco a segurança da navegação, como no Canal do Porto de Santos por exemplo, outras, armadas próximo as praias, colocam um risco os banhistas e praticantes de esportes aquáticos.
Mín. 15° Máx. 25°