São 22 anos de carreira, dos quais sete em Londres e outros distribuídos por mais 15 países e vários estados brasileiros, dividindo o palco com grandes nomes como Elza Soares, Jorge Vercillo, Daniel Jobim e Dudu Nobre, entre outros. Mas toda essa bagagem pelo mundo afora e Brasil adentro só fez crescer o vínculo do cantor, compositor e instrumentista Netto Pio com o Vale do Ribeira. “Tudo que eu preciso ter esteve sempre aqui, bem perto de mim, debaixo dos meus olhos”. Assim diz o trecho da canção “Seu Lugar”, uma homenagem à região que é presença constante em suas obras, porto seguro de seus afetos e fonte inesgotável de inspiração, inclusive para seus quatro discos autorais gravados.
Foi isso que levou o artista a inverter o fluxo - em vez de continuar na Europa, passou a trazer seus colegas de carreira para o Vale do Ribeira. “Após 15 anos voltei a morar em Iguape e decidi mudar definitivamente de estratégia, de fazer o trabalho daqui para o mundo. Hoje eu crio eventos e produzo shows com profissionais da música do mundo todo, que quando conhecem a região, se encantam com a simplicidade e com a nossa riqueza natural, gastronômica e histórica”, diz.
O Vale do Ribeira é berço de muitos artistas e talentos, mas Netto ressalta que existe uma incrível musicalidade no iguapense, desde o fandango da Comunidade do Prelado, aos tocadores das reiadas, à famosa e tradicional Banda Santa Cecília, que foi escola para muitos músicos de Iguape. E por essa representatividade e por enaltecer e propagar as belezas e singularidades de Iguape e da região, Netto Pio teve sua trajetória reconhecida quando foi eleito um dos Embaixadores do Ribeira, em 2021, pelo CODIVAR, em evento promovido pelo Sebrae-SP Regional Vale do Ribeira, por meio do Programa Dá Gosto Ser do Ribeira.
O empreendimento criativo dele vai além de shows, eventos e gravação dos seus discos; o cantor também criou o Espaço Musical Netto Pio, em Iguape, onde tem o prazer de compartilhar o seu conhecimento nas aulas de música. Durante a pandemia, ele desenvolveu ainda o projeto “Canta Iguape”, que ganhou projeção por propor uma reflexão sobre o cenário mundial no período pandêmico. Contudo, quando questionado sobre futuro e fama, ele quer optar pela qualidade de vida que a região proporciona: “Eu busco ser feliz e viver bem, é aqui que eu me encontro. As riquezas do Vale são alimento para a alma. Gosto de poder pegar o carro e ir à beira do rio para compor uma música. O sucesso tem a ver com paz de espírito”, completa.
A história de sucesso de Netto Pio e outros empreendedores criativos do Vale do Ribeira vão estrelar os 15 vídeos do Projeto “Pepitas do Ribeira”, com estreia programada para maio. Acompanhe as informações e as novidades nas redes sociais, pelas páginas no Facebook e no Instagram do projeto. A produção é da consultoria em economia criativa Garimpo de Soluções, em parceria com a produtora Coop Audiovisual, a ROCA Produções Culturais e a Agência Criativos, viabilizado pelo ProAC Direto, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e tem apoio do Sebrae SP.
Vale ressaltar a conexão que o projeto tem com importantes iniciativas que trabalham pelo estímulo ao empreendedorismo cultural e criativo na região. Pepitas do Ribeira também vai contribuir para o desenvolvimento do Plano Estratégico de Economia Criativa no Vale do Ribeira, o “Dá Gosto Ser do Ribeira”, de realização do Sebrae-SP e da Garimpo de Soluções, que é o primeiro plano regional de economia criativa do Brasil.