Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
23°

Tempo nublado

Pariquera-Açu, SP

Colunas Coluna

Empreender: "A arte de vencer desafios"

Vagner Gebara é um grande nome do Empreendedorismo no Vale do Ribeira e compartilha, a partir de agora, algumas de suas experiências como colunista no Viva Pariquera.

20/12/2022 às 08h04 Atualizada em 06/12/2023 às 14h19
Por: Redação
Compartilhe:
Empreender:

O Primeiro sempre é inesquecível. 

Bom, amigos leitores e querida audiência, em primeiro lugar, importante que me apresente.

Sou Vagner Gebara, gestor de recursos humanos, 20 anos de experiência no atendimento ao varejo, empreendedor, produtor de conteúdo digital, músico nos momentos de descontração e a partir de agora colunista do portal Viva Pariquera, com muita honra e um comedido orgulho.

Agora teremos um encontro quinzenal para falar de um assunto que me preenche e provoca, empreendedorismo.

Como, já no batizado da coluna, deixo bem claro, que esse estilo de vida, que eu diria ser o empreender, é constantemente a “arte de vencer desafios”. Contudo nesse primeiro encontro, que tem que ser inesquecível, porque será único e irrepetível, quero falar sobre a famosa primeira impressão, que como sabemos muito bem, é a que fica.

A sabedoria popular, no mundo dos negócios, em especial o varejo, tem uma máxima: “Você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão”.

E os que dedicam a vida ao empreendedorismo, seja em qual área for, importante lembrar, que nem todo patrão é empreendedor e que todo colaborador pode e, eu diria, deve o ser. Essa frase é tão importante que acredito deveria ser um mantra, pois é a mais pura verdade.

Empreender, a grosso e simplificadamente modo, nesse primeiro momento, nada mais é que vender. E vender por sua vez é a valiosa arte de causar boas primeiras impressões.

Como num encontro, e a vida é um constante movimento de encontros, todos os que se destacam, o fazem no primeiro e único momento. Técnicas de comportamento avaliam que esse primeiro impacto se dá no primeiro segundo do olhar, mais especificamente na capacidade de conexão entre olhares.

Aí, sim o segundo momento pode se dar, e já com uma vantagem, pois o processo de rapport já se concretizou. Normalmente o lugar em que estamos, o momento que vivemos, diz muito das boas primeiras impressões que causamos, nosso emprego, nosso cargo, nossos relacionamentos, são frutos da qualidade dessas conexões instantâneas que fazemos com tudo aquilo que vem ao nosso encontro.

Por isso desejo sinceramente que nessas breves considerações eu possa ter deixado uma boa primeira impressão o que vai me garantir mais uma oportunidade de ter esse belo par de olhos deslizando sobre esse humilde, mas provocador conteúdo.

Agora nos encontramos na próxima quinzena com mais um tema relevante e que com certeza podem fazer diferença no seu dia a dia empreendedor. 

Conceituação do encontro: Rapport é um conceito do ramo da psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. (Significados.com.br)

Frase da quinzena: “O mundo gira em torno dos nossos relacionamentos” Napoleon Hill 

Dica de leitura: Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnagie. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.