Do artesão ao produtor rural, do agronegócio ao comércio varejista, os projetos do Sebrae-SP beneficiaram 684 micro e pequenas empresas do Vale do Ribeira em 2024, entre elas, 156 Microempreendedores Individuais (MEIs) que se tornaram mais competitivos e sustentáveis no mercado. As empresas atendidas tiveram em média 19% de aumento no faturamento e 27% de aumento na produtividade.
“São empreendedores que participaram de projetos estruturados com foco em resultados e receberam consultorias e assessorias especializadas para melhorar a gestão e ter acesso a novos mercados e tecnologias. Além de orientar, o Sebrae trabalha para gerar conexões e provocar as pessoas a buscarem a inovação e a sustentabilidade em seus negócios”, ressalta a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos.
Empreendedoras como Simone Amaral, sócia-proprietária da BrasilNanas, uma agroindústria de Cajati que deve começar a funcionar dentro de um mês, também de olho no mercado internacional. “A BrasilNanas é filhotinha do Sebrae. Tudo começou nas missões empresariais do Sebrae para feiras internacionais na Espanha, na Alemanha e na França”, revela Simone.
“A primeira missão foi em 2022 para a Fruit Attraction em Madri, na Espanha. Em 2023, visitamos a Anuga Foods na Alemanha, uma das maiores feiras de inovação alimentar do mundo. Foi assim que surgiu a ideia de criar a sopa instantânea de biomassa de banana para absorver a produção excedente da fruta. Conseguimos evitar o desperdício e produzir um alimento altamente nutritivo”, destaca a empresária. No ano passado, a sopa de biomassa de banana ficou entre os finalistas da ‘SIAL Innovation Awards’, prêmio que reconhece soluções inovadoras na Feira SIAL Paris, realizada na França. “Além de facilitar o acesso a feiras internacionais e promover o networking, a consultoria do Sebrae também foi fundamental para desenvolver o plano de negócios e o plano de descarte de resíduos da fábrica”, explica Simone.
No projeto de Economia Criativa do Sebrae-SP, 40 artesãos formalizados receberam consultorias e participaram de sete feiras regionais, movimentando mais de R$ 200 mil em 2024. Trabalhando com artesanato há 26 anos na Ilha Comprida, Giorgia Martines mudou o foco do trabalho há dois anos, quando passou a fazer parte do projeto. “O Sebrae teve um papel fundamental no meu crescimento como artesã. Com as consultorias, aprendi a estruturar melhor meu negócio, definir preços corretamente e melhorar minha divulgação. Além disso, pude conectar meu trabalho com a identidade regional e a sustentabilidade, que são essenciais para mim”, conta Giorgia. Toda essa transformação contribuiu com o sucesso das vendas das peças produzidas com a borra de café: o faturamento cresceu em torno de 70%.
Assessoria tecnológica
Ao longo de 2024, o Sebrae-SP movimentou mais de R$ 100 mil na contratação de 82 consultores credenciados para atender micro e pequenos empresários do Vale do Ribeira, contribuindo também para a geração de emprego e renda.
O Programa Sebraetec subsidiou assessoria tecnológica para 78 empresas da região, visando melhorar processos, produtos e serviços. Foram abordados 21 temas diferentes, com destaque para rastreabilidade de vegetais frescos, boas práticas agrícolas, mídias digitais, ganhos rápidos e design de rótulos e embalagens.
Indicação geográfica
No ano passado, o Sebrae-SP protocolou duas solicitações de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), visando agregar valor às cadeias produtivas de banana e palmito pupunha do Vale do Ribeira. O registro de IG é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem e se destacam pela qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how).
Para 2025, o objetivo é expandir parcerias e ampliar a cobertura de atendimento nos municípios da região, fortalecendo cadeias produtivas estratégicas. “Com novos gestores públicos prontos para enfrentar desafios e impulsionar o desenvolvimento, queremos transformar nossas cidades em polos de empreendedorismo e consciência social, ambiental e de governança. Além disso, continuaremos a promover a marca ‘Dá Gosto Ser do Ribeira’, destacando os empreendedores locais como protagonistas no crescimento do turismo, da gastronomia e da cultura, tornando esses elementos os maiores atrativos da região”, destaca a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos.