Nos primeiros seis dias de 2025, Praia Grande registrou uma redução significativa no número de roubos e furtos, comparado ao mesmo período de 2024. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Cidade apresentou uma diminuição de 89% nos roubos e 76% nos furtos, refletindo os esforços das forças de segurança e políticas de prevenção adotadas no Município logo nos primeiros dias do ano.
Entre os dias 1º e 6 de janeiro de 2024 foram registrados 146 roubos na Cidade, enquanto em 2025 foram 16, representando uma queda de 89%. No mesmo período foram 283 furtos no ano passado e 66 este ano, equivalente a uma redução de 76%.
Um dos principais motivos para a redução está a mudança na atuação das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), que realiza um trabalho fundamental na prevenção de crimes na Cidade. De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, desde os primeiros dias de janeiro passou a haver uma maior circulação das viaturas, com cerca de 23 veículos patrulhando a Cidade. “A presença do patrulhamento inibe o cometimento de crimes e, quando o crime ocorre, conseguimos prender os responsáveis mais rapidamente. Essa mudança no emprego das equipes fez toda diferença”.
A integração entre a GCM e a Polícia Militar também é destacada pelo secretário, uma vez que as equipes realizam operações conjuntas e prestam apoio uma a outra com frequência. “Os números refletem esse trabalho conjunto. Vamos continuar monitorando os números e adotar medidas que levem cada vez mais a tranquilidade que os moradores e turistas esperam do nosso trabalho”.
É importante destacar também que as câmeras de monitoramento instaladas em Praia Grande prestam grande auxílio às equipes. Atualmente, são mais de 3.400 câmeras em diversos pontos da Cidade, como ruas e avenidas, centros comerciais, prédios públicos, viadutos, orla da praia e acessos ao Município.
Referência - A Guarda Civil Municipal de Praia Grande passa por constantes treinamentos e capacitações que são fundamentais na rotina diária de patrulhamentos. Considerada referência na região, a corporação conta atualmente conta com um efetivo de quase 500 integrantes, entre homens e mulheres, totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo.
Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape) e a Patrulha Maria da Penha.
Sensação
Vento
Umidade