Um auditório lotado de jovens com sorrisos largos, olhares brilhantes e uma mistura palpável de ansiedade e empolgação marcou esta segunda-feira (25) em Curitiba. Reunidos para a última orientação antes de embarcarem em uma experiência transformadora, os 1.300 estudantes selecionados para o Programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Paraná, compartilharam histórias de superação, sonhos e expectativas.
Entre eles está Bruna Rafaela Giovanetti, de 16 anos, aluna do Colégio Estadual Campo de Lustosa, em Ipiranga, nos Campos Gerais, que viajará para a Irlanda. Envolvida em uma bandeira do país que a receberá em agosto do ano que vem, Bruna não esconde a ansiedade. “Eu nunca imaginei sair do Brasil, e agora estou estudando tudo sobre a Irlanda, que é um país maravilhoso, com músicas e histórias muito legais. Minha família ficou louca com a notícia. No começo estavam com medo, mas agora estão contando os dias, assim como eu”, conta.
Já Taemy Castilho, de 16 anos, também de Ipiranga, embarcará para a Nova Zelândia, seu destino mais distante até agora. “Por enquanto, o lugar mais longe que eu fui foi Aparecida, em São Paulo, e, mesmo assim, de ônibus. Então o coração está a mil para conhecer a cultura, pessoas novas e o idioma. Estou muito emocionada com tudo isso”, diz.
Além das expectativas, o último encontro antes do embarque foi marcado por histórias de esforço e superação. Ingrid Cibele dos Santos, de 15 anos, moradora do município de Reserva (Centro-Sul), não cansa de agradecer pela oportunidade. “Se não fosse o Ganhando o Mundo, minha família não teria como custear algo assim. Era um sonho muito distante que eu imaginava que só poderia realizar depois de formada, trabalhando e podendo me bancar”, diz.
Segundo ela, ser selecionada e se preparar para o grande momento tem sido transformador. “Me inscrevi jurando que não passaria, porque tinha dificuldade de acreditar em mim mesma. Mas isso mudou, e hoje eu acredito que a educação é a chave para realizar nossos sonhos”, emociona-se.
Com todas as despesas custeadas pelo Governo do Paraná, o Programa Ganhando o Mundo não só amplia o horizonte cultural dos participantes, como também fortalece a rede pública de ensino. Ao retornarem, os alunos assumirão o papel de embaixadores, compartilhando suas experiências com colegas e comunidades.
“É um programa que dá a oportunidade para um jovem, muitas vezes muito humilde, conhecer um país diferente, estudar lá, aprender uma outra língua e incentivar que outros alunos participem futuramente do programa”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior, presente no encontro dos alunos.