O Circuito Sesc de Artes tem como propósito, ofertar arte para todas as pessoas de forma acessível. Por isso, leva diversas atividades culturais para as ruas dos municípios.
Ao todo, 118 cidades serão presenteadas com esta ação, que vai até o dia 28 de agosto.
Confira os municípios e atrações:
Dia 19, 16h - Cananéia: Praça Martim Afonso de Souza, Av. Beira Mar 2.
Dia 20, 16h - Jacupiranga: Praça da Matriz, Rua dos Expedicionários.
Dia 21, 16h - Pariquera-Açu: Praça da Matriz.
- Desenho de modelo vivo para crianças (Artes visuais) - As crianças são convidadas a participar de uma sessão de desenhos de modelo vivo, retratos e autorretratos usando figurinos divertidos montados pela figurinista Dri Portella. Elas são orientadas pelos artistas por meio de exercícios lúdicos e interativos que estimulam a concentração e a criatividade.
- Kaê Guajajara (Música) - Índígena da etnia Guajajara, a cantora, compositora, rapper, atriz e escritora nascida em Mirinzal (MA) e radicada no Rio de Janeiro apresenta músicas de seus EPs e do seu disco “Kwarahy Tazyr” (2021), que traz uma visão atual sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil e discute temas como preconceito, racismo e resistência.
- Circo Magote (Circo) - O espetáculo, cujo nome significa ajuntamento de pessoas, traz a energia criativa de seis corpos que se relacionam através do jogo de composição cênica e do contato dos seus pesos, articulações e músculos. “Magote” aborda o exercício de enfrentamentos, negociações diárias de espaços, desejos, tensões, frustrações, conquistas e prazeres.
- A fabulosa tenda dos charlatões (Teatro) - O espetáculo, que mescla as linguagens do teatro popular de rua e do circo, convida o público a conhecer a divertida história de uma trupe que ganha a vida enganando as pessoas durante suas apresentações. Com máscaras trazidas de Bali, na Indonésia, as personagens apresentam números de ilusionismo, mágica, força e contorcionismo, entre outros.
- Vozes negras na literatura (Literatura) - A mediação de leitura, que ocorre em um tapete ilustrado com adinkras (símbolos ideográficos africanos), propõe um encontro com obras da literatura infantojuvenil criadas por escritoras e escritores negras e negros com protagonistas também negras e negros. O objetivo dessa escolha é despertar percepções e fortalecer o respeito à diversidade.
- Rir - Intervenção Segundo Movimento (Dança) - Desdobramento do espetáculo “Riso” (2017), a intervenção explora as pesquisas da companhia sobre o corpo e a dança afetados pelo riso e pelo humor. A performance, com concepção e direção de Key Sawao e Ricardo Iazzetta, traz artistas que provocam o público a interagir no espaço público a partir de diferentes tipos de riso.
Em caso de chuva, em Pariquera-Açu, as atrações serão transferidas para a quadra da escola Prof. Manoel Camillo Jr.
Mín. 18° Máx. 23°