Em diligências de combate ao crime de estelionato, a equipe apurou junto ao representante de uma instituição bancária a ação de provável associação criminosa que vem atuando em detrimento da empresa.
Os indivíduos conseguem alterar os dados cadastrais de clientes e solicitar a segunda via do cartão, fornecendo outro endereço para a entrega e realizando, de forma fraudulenta, diversas operações bancárias, acarretando prejuízo para a instituição financeira.
Os policiais verificaram que seriam realizadas duas entregas de cartões adquiridos dessa forma, em locais onde ocorreram fraudes anteriores, e se dirigiram aos endereços para averiguação.
No primeiro, localizado na Rua Bolívia, no bairro Guilhermina, com a chegada do motoboy para realizar a entrega do cartão, uma mulher (50 anos) saiu do imóvel conferindo e recendo a encomenda. Ela assinou o recibo de entrega com nome diverso, com a intenção de se eximir de eventual responsabilização. Os policiais efetuaram sua abordaram. No interior do imóvel foram apreendidas 3 máquinas de cartão, 1 notebook e 1 telefone celular.
Também foi verificado que o imóvel não possuía medidor, ocorrendo o furto de energia direto do poste, fato este constatado pelo perito que compareceu ao local.
Prosseguindo as diligências para o segundo endereço na Rua Santa Catarina, ainda no mesmo bairro, uma mulher (62 anos) conferiu a correspondência assinando o recibo com nome falso, sendo detida pela rápida e eficiente ação dos policiais. No interior da casa foram apreendidas 2 máquinas de cartão, 1 modem e objetos que a investigada não soube explicar a origem.
Indagada, afirmou ter agido dessa forma a pedido de seu cunhado, pessoa que não soube apontar o paradeiro.
Ambas foram autuadas em flagrante por tentativa de estelionato e associação criminosa. A primeira mulher também responderá pelo crime de furto de energia. Diligências prosseguem para identificação de outros envolvidos na prática criminosa.