O Diário Oficial da União divulgou nesta sexta-feira (8) uma nova portaria do Ministério dos Transportes (Portaria n° 241 - link abaixo), que incentiva a variedade de opções de pagamento em pedágios de estradas federais sob gestão privada. A implementação está prevista para daqui a 90 dias.
O ministro Renan Filho, à frente da pasta dos Transportes, assinou a portaria que torna mandatório para as concessionárias de pedágio oferecerem métodos de pagamento alternativos como o PIX e outras formas semiautomáticas.
A iniciativa tem como objetivo diminuir o tempo de espera em filas e proporcionar maior comodidade aos condutores, assegurando um processo de pagamento mais ágil e conveniente.
Conforme determinado pela portaria, será responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definir as normas para as cabines de pedágio que deverão aceitar, no mínimo, uma modalidade de pagamento eletrônico, seja via cartão bancário ou aplicativos móveis.
De acordo com a pasta, atualmente há 24 concessões de estradas em operação no país. Há expectativa de que ocorram 13 novos leilões de rodovias ainda em 2024.