Segundo a PRF, a quadrilha trafegava pelo trecho transitando em três veículos: um Mitsubishi ASX, um Toyota Corolla e uma Ford Transit. Para dois desses veículos foi dada ordem de parada pelos agentes, na altura do km 343 da Rodovia Régis Bittencourt, sentido Curitiba, na Serra do Cafezal. No entanto, os condutores não obedeceram a ordem e empreenderam fuga. Em acompanhamento tático, os bandidos deram tiros de fuzil contra os policiais, que pediram apoio à Polícia Militar. Já em uma estrada vicinal - próximo ao km 349 - os agentes conseguiram abordar a Ford Transit, um elemento se entregou portando um revólver 38 e uma espingarda calibre 12, o outro adentrou a mata portando um fuzil. Já o Toyota Corolla fez o retorno, a equipe conseguiu abordar o veículo, já no km 343. No meio de toda essa situação, próximo ao quilômetro citado acima, havia uma carreta atravessada na pista. Um caminhoneiro foi vítima da quadrilha.
Ao todo, dois criminosos foram detidos e três conseguiram fugir para a mata, portando armas. Um dos veículos era clonado e no interior dos dois havia armamentos e munições.
Estojo de munição deflagrada na ocorrência O terceiro veículo, o ASX, seguiu em fuga sentido São Paulo e foi avistado pela PM no pedágio de São Lourenço da Serra, onde houve nova troca de tiros. Três ocupantes do carro desceram armados de fuzis e continuaram a fuga pela rodovia. Eles abandonaram o ASX, que também era clonado, e roubaram um Volkswagen Gol de cor branca de um motorista que passava pelo local. Eles não foram mais localizados pela polícia. A ocorrência está sendo apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Miracatu e um Helicóptero Águia da PM está sobrevoando a região de Itapecerica.
Mín. 17° Máx. 21°