A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) definiu para 5 e 6 dezembro a aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp, para estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Além dessas classes, de maneira inédita, todos os alunos dos anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) de turmas regulares participam das provas em novembro.
Com as mudanças, será possível fazer um raio-x mais abrangente do desempenho escolar da rede paulista. No Vale do Ribeira, são 14 mil estudantes matriculados na etapa.
Outra mudança do Saresp é a ampliação do conteúdo avaliado nos exames. Nas edições anteriores, as questões eram focadas nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática.
A partir de agora, as provas dos anos finais do Ensino Fundamental incluem as quatro áreas do conhecimento previstas no Currículo Paulista para cada etapa. No caso do Fundamental são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
“Em 2022, o Saresp registrou a participação de cerca de 1,3 milhão de estudantes do 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
Para este ano, a previsão é que consigamos mensurar as habilidades de um contingente muito maior de alunos e, assim, traçar melhor as estratégias de aprendizagem para o próximo ano letivo”, explica Renato Feder, secretário de Educação de São Paulo.
“Para além do aumento do número de estudantes, as mudanças também incluem uma análise mais apurada do desempenho por área de conhecimento nos anos finais e Médio”, acrescenta.
Provas digitais e impressas
Em novembro, a Seduc-SP aplicou as provas dos estudantes do 6º ao 8º ano. Composta por questões de múltipla escolha, a novidade foi o formato 100% digital – em desktop, notebook e tablet - para o grupo, que também valerá para os do 9º ano.
Já os estudantes do 2º e 5º do Ensino Fundamental seguem com o formato impresso. A duração dos exames é de 3h30 (três horas e meia) e o horário é o mesmo em que o aluno está matriculado.