A intensificação nas ações de fiscalização para redução de acidentes teve início na última quarta-feira (01/11).
Durante os quatro dias de operação, o efetivo mobilizado foi empregado nos pontos onde há maior incidência de infrações e acidentes.
O objetivo foi coibir atitudes proibidas ao volante que colocam em risco as vidas de motoristas e passageiros.
Durante os cinco dias de operação, a PRF atendeu 50 acidentes nas rodovias federais paulistas, que resultaram em 52 pessoas feridas e 2 mortas.
Comparando com o último feriado prolongado, de Nossa Senhora Aparecida, cuja operação ocorreu entre 11 e 15 de outubro, a PRF registrou uma redução de 27% de acidentes no feriado de Finados.
Em relação a quantidade de feridos, houve uma redução de 21% neste feriado, comparando com o feriado de 12 de Outubro.
Fiscalização
Durante os 5 dias de operação, foram fiscalizadas 3.760 pessoas e 3.081 veículos.
O combate à embriaguez ao volante foi intensificado, com aplicação de 2.052 testes de etilômetro nos motoristas abordados, que resultaram em 67 autuações por este tipo de infração.
Durante o feriado foram lavrados 2.697 autos de infração de trânsito, sendo que a ultrapassagem proibida foi a infração com maior incidência, com 297 notificações.
O cuidado com as crianças esteve no alvo das fiscalizações, com 28 notificações pela falta do dispositivo de retenção compatível com o peso e a idade da criança.
Ocorrências criminais
O combate ao crime esteve no foco da atuação da PRF durante esta Operação.
As ações policiais resultaram na detenção de 27 pessoas, destacando-se os principais motivos:11 foram detidos pelo cometimento de crimes de trânsito;
4 foram recolhidos por estarem procurados pela justiça;
Na madrugada desta quarta-feira (01), a PRF apreendeu 530 quilos de cocaína no km 439 da rodovia BR 116 - Régis Bittencourt, em Registro-SP.
A droga estava debaixo da cama e no compartimento de ferramentas de um caminhão Mercedes Benz/Ls 1634, conduzido por um homem de 41 anos.
A apreensão é fruto de compartilhamento de informações entre a Polícia Federal e a PRF de São Paulo e Santa Catarina.