Após uma jornada de 40 horas, que iniciou no mês de março, a Sabesp concluiu mais uma etapa do seu Projeto Socioambiental, executado pela Preservalle Soluções Ambientais Inteligentes, em parceria com as prefeituras dos municípios de Cajati e Miracatu. A Formação Contínua em Educação Ambiental é uma ferramenta de transformação social e contou com a capacitação de 460 multiplicadores, entre coordenadores e professores de 45 unidades escolares e 1 escola de educação especial, beneficiando 6 mil alunos da rede municipal de ensino, e mais 500 da rede estadual.
O conteúdo aplicado teve como matriz curricular a própria biodiversidade que o Vale do Ribeira possui, especialmente quanto aos seus recursos naturais, história e economia. A região é considerada a maior e mais preservada reserva do Bioma Mata Atlântica do Brasil — Patrimônio Natural, Socioambiental e Cultural da Humanidade — título conferido em 1999 pela UNESCO.
As temáticas foram divididas da seguinte forma: Fundamentos da Educação Ambiental, Agenda 2030 e seu uso para a melhoria do Ensino, Gestão de Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Mudanças Climáticas. Todas relacionadas com o Vale do Ribeira e a Bacia Hidrográfica de Iguape e Litoral Sul do Estado de São Paulo.
As aul99as foram realizadas presencialmente, além de atividades complementares que permitiram extrair as contribuições e os sentimentos de todos os participantes sobre os assuntos abordados, do ponto de vista do conhecimento e do pertencimento, com informações sobre o território onde foram aplicadas.
Os objetivos do Projeto Socioambiental da Sabesp são: realizar ações de educação ambiental e mobilização social, com foco no saneamento ambiental, uso adequado do sistema de esgotamento sanitário coletivo e individual, qualidade de vida e qualidade dos recursos hídricos; Mobilizar o corpo docente dos municípios quanto às características ambientais, sociais e econômicas, e o uso dessas informações no desenvolvimento das aulas; Envolver profissionais da educação com questões ambientais que visem o alcance da universalização do saneamento básico, especialmente em ambiente rural; Diagnóstico das práticas curriculares desenvolvidas nas escolas e identificação de pontos de entrada para as dimensões sanitárias e ambientais; Formação de agentes multiplicadores em educação ambiental para reforçar ações locais; Elaboração de proposta construtivista relacionando os temas transversais (meio ambiente, saneamento básico, saúde pública, qualidade de vida e dos recursos hídricos) em projetos interdisciplinares para serem desenvolvidos nas escolas utilizando como tema gerador a Água e o Serviço de Recuperação Florestal.
Todas as atividades da Formação Continuada foram baseadas no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, com ênfase no 4, 6 e 12.
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