Para auxiliar os produtores rurais e estudantes do Vale do Ribeira sobre como é possível vender cada vez mais os seus produtos, o Sebrae-SP realizou no último dia 5 de setembro, no SP Mais Perto, uma capacitação gratuita focada em rótulos, embalagens e displays a fim de qualificar a apresentação de produtos. Ao todo foram 110 pessoas presentes entre produtores rurais, estudantes, nutricionistas, professores e agentes locais de inovação.
Foram abordados os aspectos mais importantes da legislação de rotulagem de alimentos do Brasil e as potencialidades a serem exploradas nos produtos da agricultura familiar. Também foram discutidas questões relativas à inserção dos produtos da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o potencial do desenvolvimento de produtos alimentícios artesanais saudáveis.
As demandas dos agricultores familiares em relação à rotulagem e desenvolvimento de produtos alimentícios foram destacadas a fim de ser realizado um plano de trabalho para atender as necessidades de cada um individualmente ao longo do 2º semestre de 2023. Afinal, o grande objetivo da capacitação é aumentar a atratividade dos produtos rurais do Vale do Ribeira a partir de um trabalho de aprimoramento das embalagens e rotulagem.
Para o analista de negócios do Sebrae-SP, Lucas Nogueira, toda a lógica da ação é pensada para impactar na precificação e na ampliação das vendas, promovendo a distribuição de renda na cadeia produtiva. "Vivemos em um contexto onde a concorrência é acirrada, com clientes exigentes que não cobram apenas um bom produto, mas também responsabilidade ambiental, fiscal, social, entre outras formas de posicionamento. Neste momento, o uso da marca-território 'Dá Gosto Ser do Ribeira' aparece para representar a região e agregar valor real aos itens comercializados dentro e fora do Vale", destaca.
Para o especialista, uma simples mudança na forma de expor os produtos pode gerar um aumento significativo nas vendas. "Embalagens, rótulos e displays bem elaborados transmitem seriedade, criando uma experiência positiva e fidelizando os clientes. Agregam valor aos produtos, fortalecem a marca e transmitem valores que, em consonância com os clientes, auxiliam no aumento das vendas. Toda a lógica da ação foi pensada para impactar na precificação e na ampliação das vendas promovendo a distribuição de renda da cadeia produtiva", conclui.
A capacitação foi uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com a Unesp, Unifesp, Cati, prefeituras municipais do Vale do Ribeira e o Governo do Estado de SP, que cedeu o espaço do SP Mais Perto para a realização da capacitação.
A ação faz parte do projeto de economia criativa Dá Gosto Ser do Ribeira, que auxilia no desenvolvimento dos negócios locais a partir da valorização de singularidades, potencialidades e oportunidades da região. Ao todo são 25 ações focadas em três eixos principais: ecoturismo, alimentação/gastronomia e artesanato, com especial atenção aos saberes, à história, às culturas tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, à imigração japonesa e ao contexto do empreendedorismo inovador alinhado às práticas e potencialidades existentes.
Mín. 17° Máx. 21°